São avultados os prejuízos materiais que resultaram de um ataque de lobos, ontem, a um rebanho em Mós, no concelho de Torre de Moncorvo. A matança resultou na perca de cerca de 50 ovelhas e 12 cordeiros. Muitos outros animais ficaram estropiadas. \"Estão ensanguentados e com vários ferimentos em muito mau-estado\", referiu Alberto Lopes, proprietário do rebanho.

Algumas ovelhas encontravam-se prenhas, pelo que os danos serão ainda maiores. Numa análise rápida, os prejuízos deverão ser muito superiores a cinco mil euros.

Segundo o pastor, o rebanho de 191 ovelhas terá sido atacado inicialmente por um lobo, cerca das 17 horas, quando andavam a pastar num terreno a cerca de 10 quilómetros da localidade, uma zona de mato denso. Perante a confusão que se originou, pois foram muitos os animais que fugiram, Alberto Lopes decidiu encerrar as ovelhas num curral nas proximidades do local.

Entretanto, enquanto foi à procura das ovelhas tresmalhadas, dois lobos atacaram os animais que estavam no curral. \"Foi uma matança enorme\".

Apesar de, nos últimos meses, não haver indicações da circulação de lobos na zona, esta semana já tinha sido visto um, durante a manhã, em terrenos da aldeia. A seca e o frio poderão estar a levar os lobos a procurar comida nos rebanhos, por não a encontrarem no seu habitat natural.



PARTILHAR:

Mais uma unidade móvel

Inscrição obrigatória