O presidente da Câmara de Torre de Moncorvo, o social-democrata Nuno Gonçalves, foi eleito deputado pelo círculo de Bragança nas eleições de domingo, garantindo que vai assumir as funções "logo que haja condições para o efeito".

“Vou assumir as funções de deputado logo que haja condições para o efeito. Hoje retomei funções como presidente da câmara”, explicou o ainda autarca social-democrata do distrito de Bragança.

O presidente da Câmara de Moncorvo, Nuno Gonçalves, número dois da coligação Aliança Democrática (AD) às legislativas por Bragança, suspendeu o mandato no dia 22 de janeiro, sendo substituído pelo vice-presidente, José Meneses.

No rescaldo das eleições legislativas de domingo, Nuno Gonçalves disse à agência Lusa que a AD recuperou o deputado perdido em 2022 para o PS.

O ainda autarca salientou o facto de que a AD venceu em 11 dos 12 concelhos do distrito de Bragança e destacou que este foi o único círculo eleitoral a nível nacional onde o Chega não elegeu deputados.

Nuno Jorge Rodrigues Gonçalves, de 52 anos, advogado de profissão, licenciou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, sendo também mestre em Gestão Autárquica.

Ocupa desde 2013 o cargo de presidente da Câmara de Torre de Moncorvo, tendo sido eleito para este terceiro e último mandato com maioria.

Logo que tome posse como deputado, Nuno Gonçalves será substituído em definitivo pelo atual vice-presidente da câmara, o também social-democrata José Meneses.

Nuno Gonçalves é ainda vice-presidente da Comunidade Intermunicipal do Douro, presidente da Associação de Municípios do Douro Superior, presidente da Assembleia Intermunicipal da Associação de Municípios do Baixo Sabor e membro do Conselho Nacional dos Autarcas Social Democratas.

A Aliança Democrática (AD) venceu no distrito de Bragança com 40,01% dos votos e recuperou o deputado perdido em 2022. O PS ficou em segundo lugar, com 29,64% das votações.

Segundo os resultados oficiais, nas eleições de domingo e com o total das 226 freguesias dos 12 concelhos apuradas, a coligação que junta PSD/CDS-PP/PPM ficou à frente com mais 7.539 votos e elegeu dois deputados dos três deputados do distrito de Bragança, numa região tradicionalmente de direita. O PS elegeu um, ao passo que em 2022 tinha conseguido dois..



PARTILHAR:

Miranda do Douro espera cerca de 90 expositores para a Feira da Bola Doce

Relação anula condenação e pede novo acórdão no caso de botulismo com alheiras