A Casa de Trás-os-Montes e Alto-Douro divulgou que atribuiu o Prémio Literário Prof. Doutor  Adriano Moreira, de Carreira, ao escritor Dr. Jorge Joaquim Lage, de Chelas, Mirandela.

"O Júri, após analisar a obra jornalística e literária deste grande autor transmontano, decidiu por unanimidade, conferir o Prémio Literário Prof. Doutor Adriano Moreira, de Carreira, ao escritor Jorge Joaquim Lage".

Jorge Joaquim Laje, escritor e jornalista, escreve para vários jornais transmontanos e blogues, consta do “Dicionário dos Mais Ilustres Transmontanos e Alto-Durienses”, de Barroso da Fonte, e da “Antologia de Autores Transmontanos, Durienses e da Beira Transmontana”, da CTMAD de Lisboa, onde escreveu um dos melhores contos rurais dos últimos anos.

Escritor dedicado ao estudo sobre a “castanha” ´é hoje considerado um dos seus maiores especialistas, da sua história, cultura e tradições.

Partilhou o que descobriu em livros como “Memórias da Maria Castanha” e valoriza cada nova descoberta como uma preciosidade, com destaque  para o seu primeiro livro  “A Castanha Saberes e Sabores” , e “Castanea, uma dádiva dos deuses”, tendo coroado esta saga literária, em 2020, sobre as suas memórias deste fruto divino, na sua obra monumental “Quem me dera cá o tempo – Antologia da Maria Castanha”, inscrita em cinco publicações” que lhe confere um estatuto especial no País.

Ainda sobre os falares locais publicou “Falares de Mirandela”, Mirandela Outros Falares”  e co-autor do “Mirandelês”.



PARTILHAR:

Boticas entre os 15 municípios que permanecem em risco extremo

Comunicado JSD Distrital de Vila Real