O presidente da Câmara de Miranda do Douro, defendeu hoje que o Governo terá de rever a fórmula de cálculo para a integração dos concelhos de baixa densidade na lista de elevado risco de transmissão do novo coronavírus.

"Há que ter alguma cautela em relação a esta linha vermelha porque o país não é todo igual. Não podemos comparar regiões de baixa densidade populacional com áreas como a da Grande Lisboa ou Grande Porto, através de números de casos por vezes tão discrepantes que de momento para outro passam de uma situação de muitos casos para dias depois haver novos casos de covid-19", disse à Lusa, Artur Nunes.

O também presidente da comunidade Intermunicipal das Terras de Trás - os - Montes insiste que há realidades diferentes em todo o país em que não se deve medir tudo pela mesma bitola.

"O número de casos positivos para o covid -19, vão variando ao longo do tempo não havendo uma média sendo constante. Ou seja, tão depressa tempo zero casos, como de repente subimos para 20 ou 30 ou até mais, vincou o autarca do distrito de Bragança.

Segundo Artur Nunes, o Governo vai ter de encontrar novas formas de cálculo para estes territórios, já Pr sim deprimidos economicamente.

"Terá de se encontrar uma equação para avaliar estes territórios de baixa densidade em relação às grandes cidades, Depois seguem dúvidas de interpretação por parte das pessoas, já não que não é mesma coisa ir às compras no centro comercial ou no pequeno comércio", indicou o presidente da câmara de Miranda do Douro.

Por outro lado, o autarca deste território fronteiriço lembra que houve uma quebra acentuada de espanhóis a fazer compra ou a visitar a região dado a aplicação deste método de cálculo que coloca estes concelhos no risco de contágio mais elevado.

"As pessoas do outro lado da fronteira, baralham-se na interpretação das medidas impostas pelo Governo e cada vez temos menos gentes nestes territórios raianos e não percebem como circular do lado português e do lado espanhol ", frisou.

Artur Nunes, disse que tem de atravessar várias vezes território espanhol, para se deslocar para Bragança, e nunca sabe o que vai acontecer em relação a fiscalização e monitorização cumprimento das medidas imposta pela pandemia.

Segundo o último boletim epidemiológico emitido na quinta-feira pela Unidade Local de Saúde (ULS) de Bragança, o concelho de Miranda do Douro regista 28 casos ativos de covid-19.

Dos 12 municípios que fazem parte do distrito de Bragança só Vinhais e Vimioso é que não estão na lista vermelha dos concelhos com elevado risco de contágio pelo novo coronavírus.



PARTILHAR:

Lar Particular em Ligares com 37 casos positivos

João Gonçalves pede revisão de critérios em concelhos de baixa densidade