O Arouca ascendeu hoje, provisoriamente, ao quinto lugar da I Liga de futebol e garantiu um lugar nas pré-eliminatórias da Liga Conferência Europa de 2023/24, ao vencer em casa o Desportivo de Chaves por 1-0, na 33.ª jornada.

Uma grande penalidade apontada pelo guineense Morlaye Sylla, aos 63 minutos, selou o triunfo do Arouca, que disputou duas rondas de acesso à Liga Europa em 2016/17, enquanto o canadiano Steven Vitória falhou um penálti para os flavienses, aos 45+4.

O ‘onze’ de Armando Evangelista passou a somar 51 pontos, contra 50 do Vitória de Guimarães (menos um jogo), também já com lugar europeu assegurado, 46 do Desportivo de Chaves, que não se inscreveu na Europa, e 43 do Famalicão (menos um jogo).


I Liga / Arouca - Desportivo de Chaves (ficha)

O Arouca venceu hoje o Desportivo de Chaves, por 1-0, em jogo da 33.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, disputado em Arouca.

Jogo no Estádio Municipal de Arouca, em Arouca.

Arouca – Desportivo de Chaves, 1-0.

Ao intervalo: 0-0.

Marcador:

1-0, Morlaye Sylla, 63 minutos.

Equipas:

- Arouca: Arruabarrena, Tiago Esgaio, Jerome Opoku, João Basso, Mateus Quaresma (Pedro Moreira, 90+02), Uri Busquets (Ismaila Soro, 70), Alan Ruiz (Arsénio, 80), David Simão (Sema Velásquez, 90+02), Morlaye Sylla, Rafa Mújica (Bruno Marques, 80) e Antony Alves.

(Suplentes: Thiago Rodrigues, Sema Velázquez, Nino Galovic, Pedro Moreira, Ismaila Soro, Yaw Moses, Yusuf Lawal, Arsénio Nunes e Bruno Marques).

Treinador: Armando Evangelista.

- Desportivo de Chaves: Paulo Vítor, João Correia (Juninho, 77), Steven Vitória (João Pedro, 85), Carlos Ponck, Nélson Monte, Bruno Langa (Sandro Cruz, 76), João Mendes, João Teixeira, Ricardo Guima (Nwankwo Obiora, 46), Benny Sousa (Abass Issah, 46) e Héctor Hernández.

(Suplentes: Rodrigo Moura, João Queirós, Sandro Cruz, Sidy Sarr, Nwankwo Obiora, João Pedro, Luther Singh, Juninho Vieira e Issah Abass.

Treinador: Vítor Campelos.

Árbitro: Gustavo Correia (AF Porto).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Ricardo Guima (13), Alan Ruiz (43), Antony Alves (45+02), Nwankwo Obiora (72) e Sandro Cruz (78).

Assistência: 1.993 espetadores.


Arouca vence na receção ao Desportivo de Chaves por 1-0 e garante sonho europeu

 O Arouca venceu hoje na receção ao Desportivo de Chaves, por 1-0, e garantiu uma vaga nas competições europeias pela segunda vez na sua história, após 2016/2017, recuperando provisoriamente o quinto lugar da I Liga de futebol.

O golo do arouquense Morlaye Sylla, de grande penalidade, ao 63.º minuto, foi decisivo para o desfecho de uma partida em que Steven Vitória, para o lado dos flavienses, teve também oportunidade de marcar da marca dos 11 metros, mas acabou por desperdiçar.

Com as duas equipas separadas por apenas dois pontos à partida para o jogo e o sexto lugar do campeonato em disputa, o Desportivo de Chaves tinha uma oportunidade de ultrapassar a formação da Serra da Freita na reta final do campeonato, em caso de vitória.

O Arouca precisava de apenas um ponto para garantir a presença na próxima edição da Liga Conferência Europa, uma vez que o clube transmontano não pediu previamente o licenciamento à UEFA e a vitória permitiria também recuperar provisoriamente o quinto lugar ao Vitória de Guimarães.

Em momentos de forma distintos, a equipa da Armando Evangelista entrou para a partida na pior série de resultados da temporada, com três derrotas consecutivas, nas quais não conseguiu apontar qualquer golo, enquanto o Desportivo de Chaves havia vencido quatro dos últimos cinco jogos, a melhor fase da época.

Aos 10 minutos, o Arouca esteve perto do golo numa jogada de contra-ataque desenhada por Morlaye Sylla, mas Rafa Mújica rematou fraco para defesa de Paulo Vítor.

Novamente, aos 11, por Mújica, após um grande cruzamento de Tiago Esgaio, aos 16, num remate forte de Sylla à figura, e, aos 25, através de um remate cruzado Antony Alves, os caseiros estiveram muito próximos de marcar, apenas podendo culpar a ineficácia em frente à baliza para justificar não terem chegado à vantagem.

Por sua vez, ao minuto 31, os transmontanos reagiram por Héctor Hernández, com o ponta de lança espanhol a responder com um bom cabeceamento de Bruno Langa para uma notável intervenção de Arruabarrena, que voltaria a estar em plano de evidência ao tirar um grande golo a João Correia (40).

Numa primeira parte repleta de oportunidades, ainda que o resultado fosse um enganador 0-0, o Desportivo de Chaves ainda teve direito a uma grande penalidade já no período de descontos, mas o capitão Steven Vitória atirou de forma displicente muito por cima.

No segundo tempo, o central dos ‘lobos’ João Basso ainda criou algum perigo num cabeceamento ao lado, aos 49, antes de Sylla conquistar uma grande penalidade, aos 60, por falta de Nelson Monte.

Após uma extensa revisão das imagens por parte do videoárbitro, o juiz da partida, Gustavo Correia, manteve a decisão e, com 63 minutos jogados, o próprio Sylla foi chamado à conversão e inaugurou o marcador.

O 1-0 acabaria por mudar bastante a partida, com o Arouca a recuar no terreno e a não permitir grandes oportunidades até final, em que Sylla podia ter dilatado a vantagem.

Com este resultado, o Arouca ascende provisoriamente ao quinto lugar da I Liga, com 51 pontos, mais um do que os vimaranenses, enquanto o Desportivo de Chaves permanece em sétimo, com 46.


I Liga/ Arouca - Desportivo de Chaves (declarações)

Declarações após o jogo Arouca - Desportivo de Chaves (1-0), da 33.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, disputado hoje em Arouca:

- Armando Evangelista (treinador do Arouca):

"Nós sabíamos que ia ser um jogo difícil, por tudo o que estava envolvido. Pela época que o [Desportivo de] Chaves está a fazer, pelo histórico de resultados entre as duas equipas na I Liga. O Arouca nunca tinha vencido e sabíamos das dificuldades.

Na primeira parte, nos primeiros 35 minutos, tivemos um caudal ofensivo enorme, com muitas situações de finalização. Na segunda, acabámos por marcar o golo cedo e aí o adversário teve mais bola.

É verdade que, com a emoção do jogo e por pretendermos oferecer esta vitória aos nossos adeptos, sendo o último jogo da época em casa, era importante organizarmo-nos defensivamente. Acho que, se olharmos para as estatísticas, naquilo que foram remates e remates enquadrados penso que o resultado não foi desajustado.

Quanto à ida à Conference League [Liga Conferência Europa], foi um trabalho fantástico, de três épocas. Não me posso esquecer da admiração que tenho de demonstrar por estes jogadores, que têm sido fantásticos a ultrapassar as dificuldades, e a verdade é que, todos juntos, focámo-nos em encontrar soluções e não nos problemas. Também ao nosso presidente, pela forma como nos apoiou e a toda a gente de um clube pequeno, mas que hoje foi grande".


- Vítor Campelos (treinador do Desportivo de Chaves):

"Este [jogo] resumiu-se um pouco à eficácia, apesar de ver o lance do Arouca várias vezes [a grande penalidade sobre Sylla, aos 60] e não conseguir descortinar penálti, mesmo os comentadores disseram que não era. De qualquer das formas, tivemos oportunidades mais do que suficientes para ter outro resultado. O Hector [Hernández], o Issah, o João Correia… deveríamos ter sido mais assertivos na finalização.

Sabíamos que ia ser um jogo competitivo, porque o Arouca está a fazer um excelente campeonato e, por isso mesmo, ocupa a posição que ocupa. Parabéns ao Arouca. Mas sabíamos que ganhando passávamos ao sexto lugar e acho que, por aquilo que a nossa equipa tem feito, e depois de ter subido de divisão este ano, com a qualidade de futebol praticado e as inúmeras lesões, seria um corolário de uma época excelente.

Os jogadores deram tudo, fizeram tudo, também por ineficácia nossa, porque falhámos uma grande penalidade, não conseguimos, mas os jogadores foram inexcedíveis na entrega e fizemos tudo o que estava ao nosso alcance, menos na finalização. Quando o guarda-redes adversário é considerado o 'homem do jogo', acho que diz muito".

Arouca vence Desportivo de Chaves e garante Liga Conferência Europa


PARTILHAR:

Desportivo de Chaves vai a Arouca para tentar "ultrapassar recorde de pontos"

Valpacences conquistam prémios na VI Corrida de Rolamentos em Arguedeira