A candidatura à Valorização Turística do Interior, relacionada com a Valorização do Caminho Português da Via da Prata – Caminho de Santiago, foi aprovada num montante elegível de quase 366 mil euros.

 

A candidatura conjunta, apresentada pelos municípios de Bragança, Vinhais e Chaves, à Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, relacionada com a Valorização do Caminho Português da Via da Prata – Caminho de Santiago, foi aprovada num montante elegível de 365958,04 euros.

O Município de Bragança será o promotor da candidatura, contando com o apoio da Diocese de Bragança-Miranda e da Diocese de Vila Real, da Diputación de Zamora, da Turismo do Porto e Norte de Portugal e da Associação Cultural Transmontana dos Amigos do Caminho de Santiago.

A Valorização do Caminho Português da Via da Prata contempla a instalação de albergues de peregrinos em Bragança, Vinhais e Segirei, trabalhos de limpeza e a sinalização do troço do caminho desde Quintanilha, Bragança, até Segirei, Chaves, bem como a promoção e divulgação do Caminho Português da Via da Prata.

Este é mais um projeto implementado pelo município brigantino com vista à dinamização económica e turística do território de Bragança, atraindo turistas e peregrinos de todo o mundo.

Recorde-se que, só no mês de março de 2018, a Oficina do Peregrino, em Santiago de Compostela, recebeu 11065 peregrinos, oriundos de todo o mundo e que percorreram as várias rotas e vias que integram os Caminhos de Santiago, entre as quais a Via da Prata.

 

Via da Prata em Bragança

 

A Via da Prata entra no concelho de Bragança por Quintanilha, a porta Xacobea mais antiga de Portugal, passando por diversas aldeias do concelho e pelo interior da cidadela de Bragança, seguindo, depois, a direção de Vinhais, juntando-se ao caminho Leonês e à Via da Prata em Verín, Espanha.



PARTILHAR:

Investimento de mais de 736 mil euros reabilita bairro social em Mirandela

Casal detido por furto de veículo em Miranda do Douro