No próximo dia 16 de março tem lugar na Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo, às 15h00, a apresentação do livro “Amêndoa Coberta de Moncorvo na Rota da Doçaria Barroca” de António Monteiro. 
 

A concentração de riqueza induz a práticas sociais diferenciadoras, algumas inusitadas, alicia comportamentos alimentares que os mais carenciados intelectualmente e os menos dotados em bens materiais consideram de supérfluos. É o caso da doçaria, em geral (…) dos confeitos e das 'amêndoas cobertas', em particular. São contextualizações destas que com mais acerto padronizam tradições. Os sabores aninham-se na inocuidade do arbítrio ou na impotência dos prazeres.” António Manuel Monteiro nasceu em Torre de Moncorvo a 18 de novembro de 1957.

Engenheiro agrónomo pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa (ISA-UTL), especialista em Arboricultura Mediterrânica. Atualmente é técnico superior na Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, em Mirandela, onde reside.

Cronista em jornais e revistas, autor de alguns livros (A Oliveira – Recuperar o passado, Crónicas Comestíveis – Contando Histórias de Comeres, Estórias do Azeite, Azeite e Azeitonas – Receitas da Rota do Azeite de Trás-os-Montes, Palavras do Olival) e co-autor de outros (Etnobotânica – Plantas Bravias, Comestíveis, Condimentares e Medicinais, A Amendoeira – Com Especial Referência a Trás-os-Montes e Alto Douro).

Foi distinguido com o Prémio Nacional de Literatura Gastronómica, atribuído pela Academia Portuguesa de Gastronomia. Grão-Mestre e cofundador da Confraria dos Enófilos e Gastrónomos de Trás-os-Montes e Alto Douro.



PARTILHAR:

Município promove cerimónia de exaltação da Capa de Honras

Autarca de Moncorvo diz que CNE está a fazer interpretação abusiva da Lei