A GNR de Miranda do Douro tem um novo quartel pronto há quase dois anos, mas não o pode utilizar por falta de uma ordem de mudança, denunciaram ontem os deputados do PSD eleitos pelo distrito de Bragança.
Os parlamentares Machado Rodrigues e Adão Silva disseram ainda já ter dirigido um requerimento ao Ministério da Administração Interna a pedir explicações sobre esta situação, que consideraram "intolerável".
A situação "ameaça tornar-se ridícula, pois as novas instalações ainda não foram utilizadas e estão já a degradar-se por causa da infiltração de água da chuva, que está a provocar a destruição do pavimento e da pintura das paredes", lê-se no requerimento dirigido ao Governo.
Os deputados do PSD exigem uma explicação para o facto de "a obra estar praticamente concluída desde Junho de 1999, faltando apenas os arranjos exteriores, e não se vislumbrar o dia da mudança", depois de efeito um investimento de 150 mil contos.
Recordam que o então secretário de Estado da Administração Interna, Armando Vara, prometeu a entrada em funcionamento do novo quartel em Setembro de 1999, que viria a ser reiterada pelo ex-ministro Fernando Gomes, em Julho de 2000.
O atraso na mudança "torna-se ainda mais intolerável", na opinião dos parlamentares, quando os cerca de 40 militares da GNR de Miranda do Douro "estão a desempenhar as suas funções em dois espaços exíguos, completamente disfuncionais e que servem muito mal a população local e não dignificam a instituição da GNR".
"Estas condições traduzem-se em graves dificuldades na gestão, com assinaláveis acréscimos de despesa para a instituição, nomeadamente pelo facto das comunicações entre os dois espaços se fazerem por telefone e por recurso sistemático à utilização de viaturas", acrescentam.
por sua vez, o comandante distrital da GNR de Bragança, Aquilino Ala, disse que aguardam "ordens para fazer a mudança" e que sabe apenas que, feita a vistoria para a entrega da obra, concluiu-se ser necessário efectuar pequenas alterações, ainda não realizadas.
A situação é "intolerável" para o presidente da Câmara de Miranda do Douro, Manuel Rodrigo, que disse ter já dirigido vários ofícios às entidades competentes, sem que, até ao momento, tivesse obtido resposta.
De acordo com o autarca social democrata, este impasse está também a entravar alguns projectos da Câmara Municipal, que já apresentou uma candidatura para transformar em posto de turismo um dos actuais edifícios onde se encontra instalada a GNR.



PARTILHAR:

Apesar da prestação briosa do Bragança

Ajuda às vítimas do mau tempo