O rendimento agrícola em Portugal cresceu uns ligeiros 0,6 por cento em 2004, em relação ao ano anterior, segundo a primeira estimativa hoje divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo o INE, o índice de preços dos produtos agrícolas no produtor registou um decréscimo de 3 por cento em Outubro face ao mês anterior e teve uma quebra de 4,6 por cento quando comparado com idêntico mês de 2003.

A variação observada em Outubro no índice de preços agrícolas ficou a dever-se à quebra do índice dos produtos vegetais (-0,6 por cento), não tendo o índice de preços dos animais e produtos animais sofrido grandes alterações em relação ao mês anterior, salienta o comunicado do INE.

Sobre as colheitas de 2003/2004, o INE destaca o aumento de 5 por cento nas produções de kiwi e azeitona para fabrico de azeite e as quedas nas produções de frutos secos e azeitona de mesa.

Quanto à aveia, as previsões agrícolas do INE, em 30 de Novembro, apontavam para um crescimento da superfície semeada para a campanha agrícola.

Em Outubro observou-se, por seu turno, uma redução de 7 por cento no abate de gado para consumo, face a igual mês homólogo do ano passado, sendo de destacar o decréscimo no abate de suínos.

De acordo com o INE, o peso líquido do gado abatido e aprovado para consumo atingiu as 36.457 toneladas.

O INE justifica que a quebra, em 7 por cento, não foi superior porque o volume de abate de suínos foi menor apesar de registar um decréscimo de 12,6 por cento.

Já a produção de frango em Outubro apresentou aumento de um por cento, quando comparada com o período homólogo de 2003, tendo atingido as 18,6 mil toneladas.

A produção de ovos de galinha para consumo cresceu 15,2 por cento, comparativamente a Outubro de 2003, fixando-se em 8,9 mil toneladas.

O INE refere que em Outubro os produtos lácteos tiveram uma quebra da produção de um por cento face ao mês homólogo de 2003.

A recolha de leite de vaca, em Outubro de 2004, foi de 141 mil toneladas, quantidade superior em 2 por cento à registada em idêntico mês do ano anterior.



PARTILHAR:

Excesso de velocidade ou descuido

«Territórios Ibéricos».