O primeiro-ministro, António Costa, visita na sexta-feira Trás-os-Montes, vai estar em Torre de Moncorvo, Mogadouro, Alfandega da Fé e  Vila Pouca de Aguiar.

O primeiro-ministro, António Costa, visita na sexta-feira três concelhos abrangidos pela albufeira do Baixo Sabor, onde ficará a conhecer o Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável para aquele território, que é tido como "fundamental" para o desenvolvimento local.

Este plano estratégico visa salvaguardar o meio ambiente, a criação de emprego e a fixação de pessoas, num território que é composto por quatro concelhos do interior do interior transmontano. Este plano começou a ser delineado em 2013 e 2014 pelos quatro autarcas que integram a albufeira do baixo sabor", disse hoje o presidente da Associação do Municípios do Baixo Sabor, Nuno Gonçalves.

O também autarca de Torre de Moncorvo destacou que este plano contempla um projeto âncora já denominado por "Lagos do Sabor" que precisa de 30 milhões de euros durante o período 2019-2022, para a sua concretização.

"Esperamos agora por fundos públicos, para dar andamento a um projeto que esperamos que seja incluído no Plano de Ordenamento da Albufeira do Baixo Sabor, em fase de elaboração. É essencial que o Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sabor esteja incluído no Plano de Ordenamento da Albufeira ", justificou o responsável.

Os Lagos do Sabor são constituídos por cerca de 70 quilómetros navegáveis numa albufeira que resulta da construção da barragem do Baixo Sabor, "com um grande potencial" para a oferta turística e que abrange quatro concelhos do distrito de Bragança: Torre de Moncorvo, Alfândega da Fé, Mogadouro e Macedo de Cavaleiros.

Segundo os promotores, os "Lagos do Sabor" são um "projeto identitário do território do Baixo Sabor, para criar um eixo de turismo sustentável".

António Costa, que se faz acompanhar sexta-feira pelo ministro do Ambiente e Transição Energética, João Matos Fernandes, começa sexta-feira por inaugurar em Torre de Moncorvo, pelas 10:00, a primeira fase do Parque Verde da Quinta da Judite, equipamento urbano que é financiado pelo Fundo Baixo Sabor em 338 mil euros. Ainda em Torre de Moncorvo, e pelas 10:15, será apresentado o Plano Estratégico.

A comitiva desloca-se de seguida para Mogadouro para visitar o Parque Urbano da Ribeira do Juncal, onde está inserido o primeiro laboratório de rios de Montanha do Nordeste Transmontano, inaugurado há dois anos, onde foram investidos 900 mil euros de fundos comunitários e mais 150 mil euros provenientes do Fundo Ambiental.

"O primeiro-ministro vai plantar uma árvore no designado bosque das árvores com personalidade, na companhia de alunos do Agrupamento de Escolas de Mogadouro", disse o vice-presidente da Câmara de Mogadouro, Evaristo Neves.

Ainda em Mogadouro, será apresentado o Plano de Ação de investimentos da Agência Portuguesa do Ambiente.

António Costa almoça depois no Santuário do Santo Antão da Barca com um grupo de empresários trasmontanos e segue viagem para Vila Pouca de Aguiar, no distrito de Vila Real, onde preside a uma cerimónia de assinatura de contratos-programa de constituição e dinamização de baldios.

Ontem noite jantou em Macedo de Cavaleiros, no Montanhês, com sociedade civil de Macedo, os Autarcas e Deputados do PS do distrito de Bragança.

O chefe do Governo teve a oportunidade de se encontrar e jantar com produtores agrícolas e pecuários, bem como representantes de associações, presidentes de juntas de freguesia e outras individualidades ligadas ao mundo rural macedense.

 

Lusa/DTOM

 

Sexta-feira dia 1 Fev 2019

10h00            Inauguração da 1ª fase da recuperação, requalificação e conservação do Parque Verde Quinta da Judite

Local:              Rua Padre Joaquim Rebelo, Torre de Moncorvo

 

10h15             Apresentação do Plano Estratégico do Baixo Sabor pela Associação de Municípios do Baixo Sabor.

Local:              Cine Teatro de Torre de Moncorvo. Avenida Engenheiro Duarte Pacheco 19, Torre de Moncorvo

  

12h00           Visita o primeiro Laboratório de Rios do Nordeste Transmontano

                          Sessão no Centro de Interpretação do Mundo Rural

Local:          Parque Urbano do Juncal. Ribeira do Juncal, Mogadouro

 

13h30          Almoço de trabalho com empresários da região do Baixo Sabor.

Local:          Santa Antão da Barca. Alfandega da Fé

 

16h30         Cerimónia de assinatura dos contratos-programa de constituição e dinamização de agrupamentos de Baldios

Local:        Casa do Parque Florestal de Vila Pouca de Aguiar. Rua Conselheiro Adriano Gonçalves Pereira, Vila Pouca de Aguiar



PARTILHAR:

PJ faz buscas na UTAD

Eurocidade Chaves-Verín acolhe Conferência Ibérica