Ex aluna do Instituto Politécnico de Bragança, Ana Paula Xavier, natural de Mirandela, foi eleita presidente da Presidente da Federação “Minha Terra” para o triénio 2020-2022, associação que, no cumprimento das disposições regulamentares integra associados de todas as regiões NUT II, passará a ser liderada pela ADRIMINHO.

Desta federação fazem parte todas as associações de desenvolvimento local, que Trás-os-Montes está representada pela DESTEQUE - Associação para o Desenvolvimento da Terra Quente, CORANE - Associação de Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Nordestina, DOURO HISTORICO - Associação do Douro Histórico, DOURO SUPERIOR Associação de Desenvolvimento, entre outras 58 ADL federadas na MINHA TERRA representam, no seu conjunto, mais de 90% do território.

 A representatividade das ADL federadas valoriza as especificidades de cada território e confere autenticidade à intervenção e aos projectos nele realizados, expressando o dinamismo das forças vivas da sociedade civil rural enquanto agentes do seu próprio desenvolvimento.

O Salão Nobre da Câmara Municipal de Águeda foi o espaço escolhido para a realização da Assembleia Geral que elegeu os novos órgãos sociais da Federação.

Após a eleição, seguiu-se uma mesa redonda, subordinada ao tema “Desenvolvimento rural: desafios ganhos e caminhos a percorrer”, que contou com a participação de Fernando Martins, Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Centro, Jorge Brandão, Vogal Executivo do Centro 2020 e de Nelson Simões, empresário agrícola e beneficiário de apoios ao investimento através da estratégia desenvolvimento local dinamizada pela ADICES.

Na sua intervenção, a nova Presidente salientou os princípios LEADER de desenvolvimento local, que regem a Federação Minha Terra desde a sua constituição há 20 anos, os resultados alcançados pelas Associações de Desenvolvimento Local na implementação da abordagem, enquanto Grupos de Ação Local, mas também os desafios e constrangimentos que têm vindo a surgir, defendendo a necessidade de desenhar para o futuro período de programação instrumentos de apoio ao desenvolvimento local que vão ao encontro das necessidades, potencialidades e expetativas das comunidades. Ana Paula Xavier defendeu ainda as mais-valias de um instrumento plurifundo, mais simples e mais flexível.

 

Os órgãos sociais eleitos são:

Mesa da Assembleia Geral

Presidente: ADICES - Associação de Desenvolvimento Local

Secretário: MONTE - Desenvolvimento Alentejo Central, A.C.E.

Segundo Secretário: DESTEQUE - Associação para o Desenvolvimento da Terra Quente

 

Direção

Presidente: ADRIMINHO - Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho

Vice-presidente: DUECEIRA - Associação de Desenvolvimento do Ceira e Dueça

Vice-presidente: A2S - Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia

Secretário: VICENTINA - Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste

Tesoureiro: ADER-AL - Associação para o Desenvolvimento em Espaço Rural do Norte Alentejo

Vogal: GRATER - Associação de Desenvolvimento Regional

Vogal: ADRAMA - Associação de Desenvolvimento da Região Autónoma da Madeira

Vogal: ADER-SOUSA - Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa

Vogal: AD ELO - Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego

Conselho Fiscal

 

Presidente: TERRAS DENTRO - Associação para o Desenvolvimento Integrado

Secretário: CORANE - Associação de Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Nordestina

Relator: IN LOCO - Intervenção, Formação, Estudos para o Desenvolvimento Local



PARTILHAR:

Água contribui para mais de metade da dívida do município

Prisão preventiva para homem que disparou sobre condutor de reboque