Na sua breve, mas intensa, passagem por Portugal Continental, a Tempestade Ana deixou a sua marca em Trás-os-Montes onde provocou a queda de centenas de árvores, inundações, derrube de estruturas e carros engolidos pela água.

 

A tempestade Ana já deixou o território de Portugal continental, por onde passou ontem, dia 10 de dezembro, provocando estragos de norte a sul do país durante toda a noite e madrugada de hoje.

"A depressão a que se deu o nome de Ana já se encontra sobre França e a frente fria que lhe estava associada já passou todo o território do continente. A situação de chuva forte e vento forte que se registou no dia de ontem [domingo] já está ultrapassada", adiantou a especialista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). De acordo com Paula Leitão, Portugal continental está agora sob a influência de uma massa de ar frio.

Em Trás-os-Montes, não houve quaisquer vítimas mortais, mas os prejuízos foram muitos e, ainda, estão por contabilizar, especialmente, relacionados com quedas de árvores e derrube de estruturas provocadas pelo vento.

Só até às 22h30 de domingo, foram registadas no continente 1195 ocorrências, incluindo 95 inundações, 13 deslizamentos de terras, 214 quedas de estruturas e dois salvamentos terrestres relacionados com inundações.

No distrito de Bragança, em Macedo de Cavaleiros caíram mais de 450 árvores, uma a cada minuto e, apesar de não haver registo de feridos, houve deslizamentos de terras e diversas inundações de valetas em várias localidades, provocando constrangimentos à circulação com carros apanhados desprevenidos e engolidos pela água, não tendo sido, no entanto, necessário proceder ao corte de nenhuma estrada do distrito.

Em Vila Real, também se sentiram as consequências da Tempestade Ana. A força do vento destruiu estruturas metálicas, derrubou árvores e a chuva causou várias inundações.

Ontem, a partir das 21h30, a violência do temporal fez com que diversos concelhos de Vila Real e Bragança, nomeadamente, algumas freguesias de Mogadouro, ficassem privadas de energia elétrica durante várias horas, tendo sido restabelecida, em muitos dos casos, só por volta das três da manhã.

Segundo informação do IPMA, o distrito de Vila Real manteve-se em alerta laranja, enquanto o de Bragança manteve o alerta amarelo, ambos até às 18 horas de hoje, com possibilidade de neve acima dos 800 metros. Tanto assim que no concelho de Montalegre começou já a nevar esta manhã, assim como na Serra de Bornes em Macedo de Cavaleiros. Agora vem aí o frio e uma nova tempestade que também já tem nome: vem aí o Bruno com muita neve e gelo à mistura.

 

Fotografia: Joana Gonçalves

 



PARTILHAR:

O grupo Sousacamp aderiu ao PER para fugir à falência.

Presépio ao Vivo na Vila de Salto