Alunos de Montalegre, Boticas e Vila Pouca de Aguiar regressaram hoje mais cedo a casa devido à neve que está a cair com intensidade nestes concelhos do distrito de Vila Real, segundo fontes da Proteção Civil.

David Teixeira, vereador da Proteção Civil da Câmara de Montalegre, disse à agência Lusa que as escolas do concelho fecharam mais cedo, como medida de precaução para que os alunos possam regressar a casa.

A neve começou a cair com bastante intensidade durante a tarde de hoje e, segundo o responsável, os meios da autarquia e dos bombeiros estão espalhados pelo terreno nas operações de limpeza.

O concelho está preparado para estas situações e dispõe de vários de veículos dos bombeiros e câmara para limpar a neve das estradas e também, se necessário, espalhar sal.

Quando é necessário, o município contratualiza ainda com particulares a utilização de tratores, também com equipamento adaptado, que vão para as estradas ajudar nas operações de limpeza.

O presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga, disse à Lusa que os alunos do circuito de Alturas do Barroso, na zona mais alta do concelho e que corresponde a cinco aldeias, também regressaram mais cedo a casa por precaução devido à neve.

Em Vila Pouca de Aguiar, o agrupamento de escolas ordenou também o regresso dos alunos a casa.

Devido à neve, a GNR de Vila Real aconselha os automobilistas a circularem com muita precaução nas estradas do distrito e refere que as situações mais preocupantes ocorrem na Autoestrada 24, entre Vila Real e Vila Pouca de Aguiar, na Autoestrada 7, entre Vila Pouca de Aguiar e Ribeira de Pena, e ainda no Itinerário Principal 4 (IP4), na zona da serra do Marão, entre Vila Real e Amarante.

Portugal continental está a ser afetado pelos efeitos da depressão "Helena", centrada a noroeste do golfo de Biscaia, Espanha.

O Instituto Português do mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu avisos laranja e amarelo para hoje e sábado, devido ao vento, para todos os distritos de Portugal continental, exceto Évora, e devido a neve para Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Aveiro e Coimbra.

Para hoje está previsto vento forte de noroeste, com rajadas até 75/85 quilómetros/hora (km/h) no litoral, que deverão atingir valores da ordem de 110 km/h a norte do cabo Mondego e nas terras altas do Minho e Douro litoral e da região Centro.

Por causa do mau tempo, a Autoridade Nacional de Proteção Civil alertou para a possibilidade de cheias, formação de lençóis de água e gelo e quedas de árvore, devido às previsões de chuva, neve, vento e agitação marítima para os próximos dias.



PARTILHAR:

"Os Lagos do Sabor oportunidade única de desenvolvimento"

PJ faz buscas na UTAD