A Câmara Municipal de Vila Nova de Foz CÎa aliou-se aos doze municípios do distrito de Bragança para a elaboração e assinatura de um documento sobre as prioridades, em termos de acessibilidades na região, a enviar ao Governo. O documento foi objecto de discussão e de algumas rectificações no passado dia 17, numa reunião entre os respectivos autarcas, que exigem a \"rápida\" calendarização dos projectos tidos como prioritários, para que ainda possam ser executadas obras dentro do terceiro Quadro Comunitário de Apoio, em vigor até 2006.

A iniciativa surgiu porque, como explica o presidente da Câmara Municipal de Bragança, Jorge Nunes, \"entendemos que um documento subscrito pelos treze municípios pode ter melhor atenção por parte do Governo\". Neste \"gesto de união\", como lhe chama o autarca, todos reafirmaram a \"necessidade de desencravar o distrito\" sob o ponto de vista das acessibilidades.

Jorge Nunes lamenta também \"não se ter verificado, até agora, eco das declarações dos governantes feitas em tempo de eleições\". E considera que \"é altura de haver alguma seriedade\", no sentido de se fazer a calendarização das obras em causa.

A duplicação do IP4, o IC5 como via para \"desencravar\" o sul do distrito, e o IP 2, incluindo a sua ligação à Autovia das Rias Baixas, voltaram a ser confirmadas como \"vias prioritárias\".

Quanto à Auto Estrada de Vila Real a Quintanilha (prolongamento da A4, que liga o Porto a Amarante e aí termina, dando lugar ao IP4), Jorge Nunes não fala na execução do projecto até ao fim de 2006. Mas mantém-se a reivindicação quanto à sua calendarização, para que se avance \"já\", nomeadamente com os estudos necessários à sua concretização.

Outras vias contempladas no documento são as de ligação de Bragança a Freixo de Espada à Cinta, de Mogadouro ao IP 4, de Carrazeda de Ansiães ao IP3, de Vinhais a Chaves e de Vinhais ao IP 4.

Para além das estradas, estiveram também em discussão as ferrovias e o as linhas aéreas. E Jorge Nunes recordou novamente \"a necessidade\" de ampliação do aeródromo de Bragança.



PARTILHAR:

CTM fez a «dobradinha»

Doador insatisfeito com a Câmara