A Câmara Municipal de Sabrosa está a construir 28 pequenas estações de tratamento de águas residuais (ETAR) que irão abranger todas as localidades situadas próximo das margens dos rios Pinhão e Ceira.

O valor total da empreitada é de 539 mil euros. As obras encontra-se já a decorrer, com intervenções nas localidades de Chanceleiros, Donelo do Douro, Provesende, Sobrados, Vilarinho de S. Romão, Fermentões, Garganta, Paradela de Guiães, Roalde e Vilela do Douro.

O objectivo é \"acabar com as as fossas sépticas existentes, desinfectá-las e proceder à sua anulação, colocando em substituição módulos de tratamento compacto, com elevado nível de depuração das águas residuais colectadas\", revelou fonte da autarquia, acrescentando que \"são sistemas que ocupam pouco espaço, de manutenção fácil e de consumos energéticos baixos, permitindo também neste aspecto assegurar ao nível económico os futuros custos de exploração e serão implementadas contiguamente às fossas sépticas existentes\".

Segundo o presidente da Câmara, José Marques, \"esta substituição das fossas sépticas por sistemas de tratamento adequado a cada povoação vai romper com as soluções inadequadas, adversas e de forte impacto negativo no meio ambiente. Para além de não serem o tratamento mais adequado são um foco por si só de poluição do ar, dos recursos hídricos e dos lençóis de água subterrâneos\".



PARTILHAR:

Projecto está em marcha

Os Verdes lutam pelas linhas de Comboio.