Ainda no âmbito das séries, está prevista uma sobre Fernão de Magalhães e a circum-navegação - de que se assinala este ano o 500.º aniversário -, que terá a intervenção de Espanha e de países sul-americanos.

São seis episódios de 50 minutos cada, que Leonel Vieira está a produzir e que contam a história da viagem de três anos à volta do globo, desde a partida até à chegada (já sem Magalhães).

Numa época em que o planeta Terra ainda era gigante e desconhecido, coube ao navegador Fernão de Magalhães impulsionar a primeira volta ao mundo em circum-navegação, iniciada em 1519 e terminada em 1522.

A série pretende retratar este feito incrível protagonizado por este marinheiro português que morreu a meio da viagem, mais concretamente nas Filipinas, mas o mérito dessa conquista será para sempre seu.  Homem de feitio difícil e pouco dado a consensos, como confirmam os relatos da viagem, o aventureiro português, zangado com o rei D. Manuel, vendeu à socapa os seus préstimos de navegador à coroa espanhola, que aceitou de bom grado a sua proposta megalómana.



PARTILHAR:

Turismo em Portugal

Hernani Dias diz que "Portugal é o país mais centralista da Europa"