Portugal foi agraciado recentemente, pela primeira vez, com o prêmio de Melhor Destino Sustentável da Europa durante a feira internacional de turismo ITB, que ocorreu na Alemanha em Berlim, ficando à frente de outros fortes candidatos: Bled, na Eslovênia, que ficou com o segundo lugar, e Mali Losinj, na Croácia, que é conhecida internacionalmente por suas belas praias.

Isto é mais um ponto muito positivo para divulgar o turismo no país e atrair, cada vez mais, pessoas de todo o mundo para conhecer as belezas naturais e históricas de Portugal.

Não é a primeira vez que a nação participa de uma competição de turismo. A primeira participação ocorreu no IHIF (Fórum de Investidores Internacional de Turismo) e contou um grande interesse e curiosidade por parte de grandes marcas internacionais e grupos que sentiram-se motivados a investir no turismo português. Também não é a primeira vez a receber um prêmio, visto que ainda este ano foi eleito, pelo segundo ano consecutivo, como o melhor destino turístico do mundo pelo World Travel Awards, arrecadando, ainda, 16 prémios.

O turismo também está sendo incentivado no país por outras regiões do mundo. O governo de Macau, por exemplo, anunciou a organização de uma operação de turismo em Portugal durante um evento internacional ligado à área. Além disso, pretendem também produzir espetáculos para divulgação da história da cidade e suas ligações com Portugal. Isto tudo por conta de dois motivos: Macau é o Destino Internacional Convidado da BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa) e foi definido como Destino Preferido 2019 dos portugueses pela Associação Portuguesa de Agências de Viagens e Turismo.

Com tanto potencial turístico, é de se imaginar que outras áreas correlacionadas também tenham aumento de investimentos e melhorias de estruturação. A oferta hoteleira, por exemplo, tem aumentado. Avanços em estruturas aeroportuárias também estão a ocorrer, visto os recentes acordos entre o Governo e a gestora dos aeroportos nacionais. Isto irá permitir expandir o Humberto Delgado e proceder com o aeroporto do Montijo. Outras melhorias relacionam-se com estratégias para incrementação da rede pública de transportes que serve a capital Lisboa.

É importante atentar-se também para possíveis parcerias internacionais. Uma delas, divulgada recentemente com a África do Sul, pode abrir caminhos para troca cultural e gastronômica através do intercâmbio de alunos provenientes de lá. Esta parceria é resultado da análise do número de turistas vindos da África do Sul, algo que tem apresentado bons valores. Em 2018, por exemplo, foram 25 mil sul-africanos e a tendência é de crescimento nos anos seguintes, principalmente se este acordo for prontamente assinado pelas autoridades responsáveis pelos acordos de turismo nos dois países.

Dentro deste cenário tão promissor do turismo português, vê-se uma oportunidade de crescimento do turismo, também, na região de Bragança.

É de se pensar que o turismo aqui há de ser impulsionado com a visibilidade recente que Portugal tem adquirido internacionalmente, visto que, por natural, existem aqui pontos turísticos que viajam no tempo, provendo experiências tanto históricas, da antiguidade, quanto modernas, equilibradas com paisagens da natureza.



PARTILHAR:

Autoridades procuram mulher desaparecida no rio Tua no Vieiro

A RTP vai fazer uma mini-série inspirada em Fernão de Magalhães