A feira Sabores de Chaves realiza-se entre 29 e 31 de janeiro com um reforço das medidas de saúde pública, devido à pandemia de covid-19, reduzindo o número de expositores para 38, anunciou hoje a autarquia.

“Os 'Sabores de Chaves' prometem regressar num formato totalmente diferente, com menos produtores e menos expositores, dadas as circunstâncias associadas ao surto pandémico de covid-19, que obrigam ao estrito cumprimento das normas de segurança definidas pela Direção-Geral de Saúde”, destacou, em comunicado, a Câmara de Chaves, no distrito de Vila Real.

Além da redução do número de expositores, que vendem produtos de fumeiro como alheira, salpicão ou chouriços variados, presunto, pastel e folar de Chaves, pão centeio ou vinhos, haverá ainda o “entradas limitadas”, a “promoção do distanciamento social e desinfeção do espaço e superfícies”.

“Esta edição dos ‘Sabores de Chaves’, constituída por 38 expositores, não vai ter com tasquinhas e provas, nem com os habituais momentos de animação”, acrescenta.

A 16.ª edição deste evento, que permite aos produtores locais escoarem a sua produção, mantém a data habitual, o último fim de semana de janeiro, e irá decorrer em simultâneo com a Feira do Fumeiro e do Presunto de Barroso, em Montalegre.

A Câmara de Chaves destaca ainda que apesar dos “moldes restritos” os produtores mantiveram “o interesse em participar nos ‘Sabores de Chaves’, na tentativa de manter e se possível aumentar clientes” e que será criada uma plataforma para potenciar “encomendas antecipadas”.

“Os produtores vão contar com a promoção institucional, através de um espaço criado para o efeito no sítio na Internet do município [www.chaves.pt]. A ideia é desafiar os visitantes a antecipar as compras, havendo a possibilidade de efetuar encomendas prévias para levantamento em casa dos produtores ou em local reservado para o efeito na feira”, destaca ainda.

Para a vereadora da autarquia flaviense, Paula Chaves, este evento “tem vindo a constituir como a melhor montra dos produtos de excelência produzidos no concelho”.

“Apesar dos constrangimentos associados à pandemia, a realização deste certame tem especial relevância para a dinâmica da economia local, que tem sido bastante afetada nos últimos tempos”, destacou.

DYMC // ACG Lusa



PARTILHAR:

Homem de 64 anos morre em acidente com trator em Vila Real

Homem de 88 anos sofre queimaduras “graves”