No momento em que o negócio do lítio está avançando em Portugal, foi organizado um “referendo” de iniciativa local para verificar a opinião da população sobre a exploração de lítio na região do Barroso. O inquérito decorreu entre os dias 2 e 17 de janeiro 2021 e contou com a participação de 453 barrosões. 91.4% dos inquiridos manifestaram o seu desacordo com a estratégia do lítio nos concelhos de Montalegre e Boticas.

No dia 15 de dezembro 2020, o CEO da Savannah Resources, o David Archer, fazia a declaração seguinte no âmbito dum webinar destinado aos investidores: «… fomos muito bem recebidos pela comunidade local, existe um forte apoio ao nosso projeto…, a população está na expectativa da criação de empregos e está entusiasmada com as
perspectivas de crescimento econômico proporcionado pela mina do Barroso…».

Em reação a esta declaração, o media independente “Toda a Informação sobre o Lítio em Montalegre”, decidiu verificar a opinião da população através de um “referendo” local. O inquérito decorreu entre os dias 2 e 17 de janeiro 2021 e contou com a participação de 453 barrosões representativos da população local.
O resultado foi sem equívoco, 91.4% dos inquiridos manifestaram o seu desacordo com a estratégia do lítio nos concelhos de Montalegre e Boticas por os motivos seguintes :

38% dos inquiridos não querem um futuro industrial para a região. O lema do Barroso tem que permanecer “uma ideia da Natureza”. O desenvolvimento da região tem que passar pelo turismo (Parque Nacional da Peneda-Gerês, barragem do Alto Rabagão, organização de eventos culturais…) e por investimentos numa economia rural e
sustentável (agricultura biológica…).
Para 27% da população questionada, a indústria mineira representa uma ameaça importante para a biodiversidade, o equilíbrio do ecossistema, a preservação paisagística e a qualidade da água.

16% dos inquiridos desconfiam nas intenções das empresas e na capacidade das instituições portuguesas e europeias, a proteger os interesses da região. Os benefícios para as populações locais serão insignificantes ou negativos, (poucos empregos, pouca fixação de população, desvalorização do património).

Existem também dúvidas que a electromobilidade solucione a descarbonização ao nível global. A estratégia do lítio só provocará a deslocação da poluição atmosférica para as zonas periféricas onde haverá extração mineira.

Finalmente, 10% dos participantes pensam que a exploração mineira irá danificar a saúde e a qualidade de vida das populações locais devido principalmente à proximidade da mina e da zona industrial com as habitações.

De maneira geral,os inquiridos concordam para dizer que a população não tem sido ouvida com atenção nem envolvida nas decisões, e que uma consulta pública local poderá ajudar a criar um clima de confiança.



PARTILHAR:

Lar da Misericórdia de Mogadouro regista a segunda morte

Valpaços pede fecho das escolas e Boticas aposta no ensino à distância