A Câmara de Valpaços solicitou hoje à Direção Geral da Saúde (DGS) o encerramento de todas as escolas do concelho, enquanto que em Boticas foram suspensas as aulas presenciais para os alunos do 3.º ciclo.

Numa carta dirigida à DGS, a autarquia de Valpaços, no distrito de Vila Real, liderada por Amílcar Almeida (PSD), referiu rever-se “na preocupação e ansiedade manifestada pela comunidade educativa, população em geral” e mostrou-se “totalmente disponível para colaborar com as entidades competentes com vista a minimizar os efeitos de índole educativa”.

O Agrupamento de Escolas de Valpaços acolhe cerca de 1200 alunos divididos entre o pré-escolar e o secundário, acrescendo ainda 335 pessoas de pessoal docente e não docente.

Segundo a autarquia, o Centro Escolar, com um total de 276 crianças, integrado naquele agrupamento, é o que inspira maior preocupação, com 19 casos de covid-19 entre pessoal docente e não docente e duas turmas em isolamento num total de seis casos entre alunos.

A Câmara de Valpaços alertou para a “ausência imprevista de assistentes operacionais” que pode “colocar em causa as condições de acompanhamento, vigilância e segurança dos alunos, bem como a garantia imprescindível de toda a logística inerente à higienização e desinfeção”.

E acrescentou ainda que a diretora do Agrupamento de Escolas daquele concelho, Alexandra Doutel, e o delegado de saúde da Unidade de Saúde Pública do Alto Tâmega e Barroso, Gustavo Coelho-Martins, manifestaram “concordância pelo encerramento do Centro Escolar de Valpaços”.

Quanto às restantes escolas do agrupamento, a autarquia explicou que na Escola Secundária de Valpaços, com um total de 478 alunos, estão três turmas em isolamento, num total de 16 alunos e três docentes infetados e na escola EB 2,3 Júlio do Carvalhal em Valpaços, com um total de 146 alunos, há “apenas a registar um aluno infetado”.

No concelho de Boticas, também no distrito de Vila Real, as autoridades de saúde determinaram a suspensão das aulas presenciais para os alunos do 3.º ciclo do Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro, anunciou hoje a instituição na sua página oficial no Facebook.

“Assim os alunos de 7.°, 8.° e 9.° ano de escolaridade, já não regressam à escola amanhã [quinta-feira] e passam para o regime de ensino à distância”, acrescenta a nota assinada pela subdiretora do agrupamento, Ana Luísa Monteiro.

DYMC //RBF Lusa, Foto: CES



PARTILHAR:

91.4% da população barrosã é contra a exploração de lítio.

Tribunal absolve os dois acusados de vandalizar gravura no Parque Arqueológico do Côa