No passado fim-de-semana Chaves recebeu o 1° Encontro de Ciência Maria Alves Paiva, uma iniciativa da Câmara Municipal do Minho (UMinho), que visa promover a divulgação da Ciência e a literacia científica na comunidade flaviense e transmontana.

João Sobrinho Teixeira, Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, presidiu à sessão de abertura do encontro, onde foi também assinado um protocolo de cooperação entre a autarquia e a Universidade do Minho.

Na sessão de abertura, o Presidente da Câmara, Nuno Vaz, enalteceu a qualidade dos conferencistas neste encontro, que classificou de “descentralização de ciência e conhecimento”, “um ingrediente fundamental”, no entender do autarca, “para que os territórios encontrem soluções mais capazes, competitivas e afirmativas”.

O representante do Governo Central, João Sobrinho Teixeira mostrou-se confiante que este encontro de ciência induza “a energia do conhecimento a esta região, e que, por sua vez, seja motivadora de criação de mais economia na região”. 

Assinado Protocolo de Cooperação

 

O concelho flaviense oferece potencial de exploração cientifica e turístico-cultural dos seus recursos patrimoniais, especialmente evidenciados no notável complexo de viação romana tao conhecido como Via Augusta XVII, do Itinerário de António sendo uma das Vias Romanas que fazia a ligação entre Bracara Augusta a Astúrica Augusta (Astorga), passando esta por Aqueae Flaviae  (Chaves), da qual tem maior destaque a Ponte Romana, e na paisagens naturais e património termal de parte significativa do seu território.

A UMinho possui uma reconhecida capacidade científica e técnica na área da Arqueologia e do Património, sustentada por experiências em projetos de investigação, de valorização e de divulgação de sítios e monumentos arqueológicos e arquitetónicos. 

Surgindo assim o desejo comum de implementar formas consolidadas de colaboração, que satisfaçam simultaneamente os interesses de investigação e ensino da UMinho e os interesses de proteção, conservação e valorização do património arqueológico de Chaves, numa perspetiva de qualificação e promoção do desenvolvimento do concelho.


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Município de Bragança compra Máquina de Rastos

Soldado Milhões homenageado na sua terra natal