José Leon Machado

José Leon Machado

XXIII Encontro Internacional de Reflexão e Investigação

Decorreu no passado dia 16 de maio de 2019 o XXIII Encontro Internacional de Reflexão e Investigação (EIRI), organizado pelo Departamento de Letras Artes e Comunicação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. Este evento científico é realizado sem interrupção desde 1996. É o maior evento desta natureza que se realiza na região transmontana.

Os EIRI têm sido essenciais para a divulgação da investigação científica nas áreas das Ciências da Educação, Ciências da Cultura, Ciências da Comunicação, Estudos Literários e Estudos Artísticos, quer da própria universidade (investigadores, alunos e professores), quer de instituições do ensino superior nacionais e estrangeiras. Ao longo dos 23 anos em que os EIRI são realizados, foram largas centenas as comunicações apresentadas, sendo uma boa parte delas publicadas na Revista de Letras, um instrumento editorial que tem sido essencial na divulgação da investigação científica nas áreas referidas.

No Encontro de 2019, foram apresentadas duas comunicações plenárias e seis painéis. A primeira comunicação plenária, com o título de “A proximidade dos meios de comunicação locais”, teve a presença de Pedro Jerónimo Pedrosa, investigador da Universidade da Beira Interior, e Sónia Domingues, jornalista da Universidade FM. Os conferencistas debateram os problemas por que o jornalismo local e regional tem passado: a crise das vendas de exemplares em papel e os problemas financeiros daí resultantes, a passagem para o digital e a remuneração do trabalho jornalístico. Concordaram que os jornais e as rádios locais são essenciais para informar acerca do que se passa nas localidades, nem sempre cobertas pelos media nacionais. E têm um papel fundamental na educação para a cidadania, concluindo que onde os media regionais têm um papel importante, os cidadãos são política e socialmente mais ativos.

A segunda comunicação plenária, com o título de “Know about Siria”, teve a presença de Serene Dalati , professora do Departamento de Economia e Gestão da Arab International University (AIU). A congressista deu uma visão histórica e cultural da Síria, mostrando que é um país de grande potencialidade turística. Não referiu os conflitos políticos e militares pelos quais o país tem recentemente atravessado.

Nos seis painéis, foram apresentadas 21 comunicações das diversas áreas científicas. Houve dois painéis de Ciências da Linguagem, tendo sido abordados temas como o estudo do léxico em contexto escolar, a importância da competência fonológica para o desenvolvimento da leitura nas crianças, a primeira gramática de língua portuguesa para alemães (1778) e a edição da Gramática Filosófica (1783) do flaviense Bernardo de Lima e Melo Bacelar.

No painel de Ciências da Cultura, foram abordados os seguintes temas: “Cidadania, Direitos Humanos e Minorias Sexuais em África”, “Representações culturais do Douro em Henrique Saraiva”, a “Identidade de estrangeiros em Braga e suas contribuições para o património cultural da cidade” e “O Casamento civil: Herculano no epicentro do fogo cruzado de uma polémica".

No painel de Ciências da Comunicação, falou-se do “Papel da comunicação no processo de transferência de conhecimento e tecnologia entre a universidade e a indústria” , “Qual a perceção que os estudantes de Ciências Humanas e Sociais têm da UTAD sobre o profissional e as atividades de Relações Públicas?” e da “Comunicação de crise em situações de catástrofe: o caso do incêndio de Pedrógão Grande”.

No painel de Estudos Literários, foram tratados os temas da “Imagologia Literária”, “O insólito em Memorial do Convento, de José Saramago”, A sombra de Clarice Lispector na poética de José Eduardo Agualusa” e “A femínea voz: ethos e moral em Hespaña Libertada de Bernarda Ferreira de Lacerda".

No painel de Estudos Artísticos, foram abordados os “Processos criativos interculturais: dança no triângulo Portugal-Brasil-Benin”, “Entre yoga e artes performativas”, “Teatro e intercorporalidade: uma aproximação à antropologia do corpo” e "Pintar a vida Moderna: Baudelaire, Manet e Bruno Pacheco”.

O Encontro teve ainda a participação, em dois momentos, do acordeonista Arnaldo Fonseca e da violinista Cristina Parente, que tocaram diversas músicas instrumentais.

José Leon Machado

Prof. da UTAD​


Partilhar:

+ Crónicas