Teresa A. Ferreira

Teresa A. Ferreira

Carnaval de Bragança vira ritual satânico

O Carnaval de Bragança foi transformado num ritual satânico, à custa dos Caretos que nada têm a ver com o caso. Os Caretos foram o isco para dar corpo e forma a um espetáculo degradante, que em nada representa a cultura do povo brigantino.

Vamos esclarecer tudo isto, para que não restem dúvidas.

Dia 18 de fevereiro de 2023, foi montado um espetáculo no Castelo de Bragança repleto de símbolos satânicos, onde decorreu a sua queima, com o intuito de fazer crer que estavam a espantar os demónios. O maior demónio é a falta de cultura de quem a devia conhecer, defender, preservar e divulgar - refiro-me ao promotor do evento, Câmara Municipal de Bragança. 

Usaram estrelas de 5 pontas, símbolo satânico que serve para invocar os demónios, denominadas de pentagramas ou cruz satânica; fizeram um corpo que parecia de mulher com pés-de-cabra e asas representando o diabo no feminino; e, no final, chegaram fogo a tudo com os Caretos em redor a assistirem - nem perceberam que estavam a ser usados.

Os Caretos representam seres pagãos, muito diferente do satanismo. Ir buscar rituais satânicos e colá-los aos Caretos é de gente sem miolo, ou anda a fazer de nós parvos.  

"Os Caretos de Salsas, quando vestem o fato e colocam a máscara, ficam possuídos de uma energia e força inexplicáveis. Representam os espíritos dos mortos da aldeia que ainda não encontraram o seu caminho nem encarnaram. O Careto não entra numa Igreja, nem sequer pisa o adro. São sempre os rapazes solteiros que envergam o fato." - explicou-me o Luís Cabral, Careto de há muitos e muitos anos, natural de Salsas.

Queimar o Entrudo simboliza a despedida do velho, do que não nos interessa para darmos espaço ao tempo de reflexão que aí vem e se designa por Quaresma. Na queima do Entrudo é usado um boneco de palha ou giestas sem símbolos.

O que vi acontecer no castelo de Bragança, através dos vídeos que me foram chegando, foi uma perversão do que sempre foi o nosso Carnaval. Assim se destroem tradições seculares pela incompetência gritante de quem as devia defender.  

"O cortejo terminou com a Queima do Mascareto, sob o olhar atento de centenas de pessoas, no Castelo de Bragança. Um momento inquietante, onde os “Caretos” e “Santo Estevão” erradicaram o "Diabo” pelo fogo." - excerto retirado da notícia publicada no site da Câmara Municipal de Bragança. 

Que devaneio vai na cabeça desta gente. Santo Estêvão sai à rua no Carnaval, ou é celebrado no dia 26 de dezembro? O que tem este Santo a ver com o Carnaval? Nada de nadica, como dizem os mirandeses.

Se os brigantinos ainda não acordaram, estão a tempo de parar tamanha bizarria.

Rituais satânicos nada têm a ver com o nosso Carnaval.


© 𝑻𝒆𝒓𝒆𝒔𝒂 𝒅𝒐 𝑨𝒎𝒑𝒂𝒓𝒐 𝑭𝒆𝒓𝒓𝒆𝒊𝒓𝒂, 20-02-2023

Natural de Torre de Dona Chama, 
Mirandela, Bragança, Portugal.

Fotos colhidas no site da Câmara Municipal de Bragança





Partilhar:

+ Crónicas