O município de Vimioso promove sexta e sábado uma "Residência Criativa", no âmbito do projeto de valorização territorial "Vales de Vimioso", sob o mote repensar a funcionalidade do artesanato local, anunciou hoje fonte ligada ao projeto.

"Um grupo de jovens criativos, que se dedicam às artes do design e da imagem, desloca-se a Vimioso para conhecer o artesanato local, sentir e tentar perceber junto dos artesãos como nasce cada peça, com o intuito de "recriar esse artesanato sem mexer na essência da sua criação, sem ferir a tradição", indicou fonte do município em nota enviada à Lusa.

Dentro deste projeto e de acordo com os promotores da "Residência Criativa", a ideia é pensar numa nova funcionalidade para o artesanato deste concelho do distrito de Bragança.

"As artes manuais foram surgindo ao longo da história para satisfazer necessidades do quotidiano, no nosso território, muito associadas à ruralidade, à agricultura", destacam.

Os escrinhos, por exemplo, serviam para guardar e conservar alimentos, em tempos em que não havia melhores soluções. Também eram usados para guardar sementes e produtos agrícolas, sendo hoje utilizados, essencialmente, como peças decorativas.

"O desafio que colocámos aos criativos é que repensem este conceito, que nos apontem novas funcionalidades, que lhes confiram um cariz mais urbano", enfatizam os mentores da ideia.

Esta residência serve, segundo os seus promotores, para os criativos sentirem o território mas também para que o território sinta como pensam os jovens criadores, como olham para as artes manuais ancestrais.

"No fundo, uma partilha de conhecimento, onde também existe a preocupação de deixar novas perspetivas de valorização através da imagem, de abrir novos canais de comercialização", vincaram os responsáveis pelo projeto " Vales de Vimioso", que tem a autarquia como parceiro.

A ideia passa por criar uma nova perspetiva de pensar e trabalhar o artesanato, esta arte pode ser apresentada de forma mais sedutora, com mais garantias de rentabilidade e de realização pessoal, aos jovens, para que deem continuidade a algumas destas artes ancestrais e com isso criem o próprio posto de trabalho, sem necessidade de abandonar o território.

Esta ação culmina no dia 25 de maio, quando os criativos regressam a Vimioso para apresentarem os trabalhos finais, as propostas que fazem ao concelho e aos seus artesãos, para que possam fazer evoluir o design das peças que criam.

O tema central desta iniciativa é a transformação do conceito, do rural para o urbano, uma vez que o modo de vida urbano é dominante na sociedade atual, adotado também por aqueles que vivem em zonas rurais.

Foto: Pinta



PARTILHAR:

Vila Pouca de Aguiar aplica 1,3ME na eficiência energética

Rede nacional contra o lítio é lançada sábado em Boticas