A Câmara de Vila Pouca de Aguiar anunciou hoje que vai avançar com obras de requalificação para reabrir o centro interpretativo do Castelo de Aguiar da Pena, encerrado há uma década, e atrair mais visitantes ao monumento nacional.

A autarquia do distrito de Vila Real disse que o objetivo é dinamizar o centro interpretativo, que passará a estar aberto diariamente para acolher os turistas que vão visitar o castelo ou percorrer os trilhos que se cruzam naquele local.

Este centro encontra-se encerrado há cerca de uma década.

A intervenção tem um investimento de 72 mil euros e conta com financiamento de 57 mil euros do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020.

O projeto prevê a realização de obras de recuperação e beneficiação do edifício, o desenvolvimento de mapas turísticos, a aquisição de equipamentos para apetrechamento do espaço, uma reconstituição virtual e elaboração de réplica do Castelo de Aguiar

A intervenção será concretizada no decorrer deste ano.

Classificado como monumento nacional em 1982 pelo seu valor arqueológico, o Castelo de Aguiar da Pena remonta à Baixa Idade Média e está implementado sobre uma imensa fraga granítica, de onde se avista uma panorâmica sobre o vale de Aguiar.



PARTILHAR:

Centro de Ciência Viva de Bragança reabre no Dia da Criança

Alfandega da Fé realizou 12 largadas do parasitóide torymus sinensis