O município de Alfândega da Fé realizou em várias freguesias deste concelho do distrito de Bragança, 12 largadas de parasitas no âmbito da luta biológica contra a vespa das galhas do castanheiro detetada em vários soutos pelos agricultores e técnicos de campo.

O combate a esta praga teve início em 2019, altura em que a autarquia realizou duas largadas, reforçando este ano o combate quer em número de largadas, quer em área abrangida.

Este trabalho foi realizado em articulação com a RefCast – Associação Portuguesa da Castanha, que fez chegar os parasitóides ao concelho e o combate é feito através da largada dos insetos que se alimentam das larvas que estão dentro das galhas dos castanheiros afetados, com o objetivo de diminuir a população da praga.

A vespa das galhas do castanheiro é um inseto que ataca o castanheiro provocando a formação de galhas nos gomos e folhas, levando a uma redução do crescimento dos ramos e a frutificação, podendo diminuir drasticamente a produção e a qualidade da castanha.



PARTILHAR:

Vila Pouca de Aguiar requalifica centro interpretativo para dinamizar castelo

Oposição considera “escassos” apoios municipais às pequenas empresas de Bragança