Nos 33 anos que comungou com os vivos, Ronnie tocou muitas vidas. Agora muitas dessas pessoas com quem conviveu colaboraram na elaboração de um livro sobre este luso-americano que sucumbiu ao Down Syndrome há cinco anos.
O lançamento do livro, em inglês com o título “Ronnie, A Smiling Life With Down Syndrome,” ocorrerá no dia 27 de Janeiro de 2002 pela Peregrinação Publications.
Trata-se de uma história real narrada por familiares, amigos, doutores e outras figuras da política à religião, da cultura a artistas e gente de todas as vertentes sociais, com quem conviveu Ronnie, filho da luso-americana Theresa Verdadeiro LaBonte, de Rhode Island.
Ronnie, que segundo o prognóstico inicial dos médicos deveria viver um ano, acabou por viver mais de três décadas.
LaBonte dá uma longa entrevista ao editor da obra e responsável pela editora, José Brites, onde o leitor depara com esta mãe verdadeiramente corajosa, que conta a sua história e de sua família, viúva ainda jovem e com quatro crianças para criar, uma delas, Ronnie, com limitações físicas e intelectuais, a par de graves problemas cardíacos.
Trata-se de uma história emocionante e de coragem de uma família que nunca escondeu o seu Ronnie, que aparece em fotografias ao lado de amigos e familiares, políticos, advogados, governadores, catedráticos e artistas, entre eles Roberto Leal, que recebeu Ronnie e sua mãe em sua casa, no Brasil.
LaBonte e o editor autografarão o livro a ser lançado no restaurante Riviera Inn, East Providence, R.I., à 1:00 da tarde, sendo servido um bufete de ementa bem portuguesa. Animará o encontro sócio-cultural, o artista Dionísio DaCosta, que cantará temas relacionados com a experiência do Ronnie e de sua família relatadas no livro, através de textos e de 156 fotografias. José Mendes preencherá parte da animação musical.
A obra, apoiada pela editora e pelos industriais de Dunkin’ Donuts — Carlos e Manuel Andrade — consta de 192 páginas entre texto e fotos, e pode ser adquirida no dia do lançamento. De notar que todo o produto da venda dos livros nessa data reverte para um fundo da família LaBonte, que se destina a ajudar obras e/ou causas que a família ache importante apoiar.
Para bilhetes para o almoço e evento, ou mais informações, contactar a Portuguese Publications, ou José Brites pelo telefone 401-435-4897; o próprio restaurante através do número 401-431-9231; Lar Imports, Cumberland, R.I., 401-724-4170; ou pela Internet: [email protected]. A reserva deve bilhetes de ser feita uma semana antes do evento.



PARTILHAR:

Trabalhava num restaurante

Samões