O vereador independente da Câmara de Mirandela, Luís Saraiva, que tinha sido eleito nas autárquicas de outubro pelo Chega e que nesse mesmo mês se desfiliou do partido, vai assumir pelouros no executivo, anunciou hoje o município.
Num comunicado enviado à Lusa, o município de Mirandela, no distrito de Bragança, referiu que o objetivo é “reforçar a capacidade de acompanhamento político, melhorar a eficiência da gestão autárquica e garantir maior proximidade aos cidadãos, às freguesias, às instituições e aos agentes locais”.
“Esta reorganização passa pela atribuição de responsabilidades executivas ao vereador independente Luís Saraiva, até agora sem pelouros atribuídos, permitindo uma melhor distribuição de funções no seio do executivo e um acompanhamento mais direto de áreas estratégicas da governação municipal”, lê-se.
O executivo municipal de Mirandela é composto por três membros do PS, com pelouros, entre eles o presidente da autarquia, três membros da AD (PSD/CDS-PP), sem pelouros, e ainda um independente, Luís Saraiva, que também não tinha pelouros.
O município informou hoje que vai propor, em reunião de câmara, a atribuição de pelouros a Luís Saraiva. Com este vereador, o PS passa a ter a maioria na governação.
A próxima reunião do executivo está marcada para quinta-feira, às 15:00, de acordo com um edital publicado no ‘site’ da Câmara.
“Com esta reorganização, o Município pretende consolidar uma gestão mais operacional, capaz de acompanhar com maior regularidade a execução das políticas públicas municipais, melhorar circuitos de decisão e garantir maior eficácia no desenvolvimento dos projetos e compromissos assumidos”, sublinhou.
Luís Saraiva candidatou-se à Câmara de Mirandela nas eleições de 12 de outubro pelo partido Chega, do qual era coordenador concelhio,
O autarca foi eleito com 10% dos votos, mas pouco tempo depois, a 23 de outubro, anunciou que se ia desfiliar do partido devido a "divergências intransponíveis com a direção distrital do partido, bem como uma falta de apoio gritante durante toda a campanha, tanto a nível local como nacional".
Assim, tomou posse como vereador independente, mas em breve passará a fazer parte ativa da governação da Câmara de Mirandela.
Lusa