O Parque Natural do Vale do Tua (PNRVT) vai apoiar jovens daquele território a candidatarem-se ao StartUP Voucher”, uma medida de incentivo ao empreendedorismo que atribui uma bolsa mensal de 691,70 euros, anunciaram hoje os promotores.

"O StartUP Voucher é uma das medidas da StartUP Portugal - Estratégia Nacional para o Empreendedorismo", que dinamiza o desenvolvimento de projetos empresariais que se encontrem em fase de ideia, promovidos por jovens com idade entre os 18 e os 35 anos, através de diversos instrumentos de apoio disponibilizados ao longo de um período de até 12 meses de preparação do projeto empresarial", explicou à Lusa o diretor daquela estrutura, Artur Cascarejo.

Segundo o responsável, o PNRVT, em parceria com uma incubadora certificada em conjunto com os cinco concelhos do Vale do Tua (Alijó, Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Murça e Vila Flor), está a desenvolver sessões de esclarecimento em cada um dos concelhos, para que a informação chegue a todos.

"Para que esse apoio se possa efetivar, os candidatos têm de fazer a candidatura por intermédio de uma incubadora certificada, que possua uma rede de mentores capaz de fazer o acompanhamento do projeto, e, nesse sentido o PNRVT contratou uma incubadora certificada para que possa prestar esse serviço no território", concretizou o responsável.

Para Artur Cascarejo, não faz sentido que exista essa possibilidade aberta para jovens de todo o país e os do Vale do Tua não tenham esse apoio no respetivo concelho.

Durante a duração StartUP Voucher, podem ser atribuídas até um máximo de duas bolsas por projeto empresarial, o que faculta a esses jovens o acesso a uma rede de mentores que forneçam orientação aos promotores e façam o acompanhamento, passo a passo, do projeto.

Dentro da iniciativa existe, ainda, um prémio de avaliação intermédia que contempla os beneficiários com um prémio no valor de 1.500 euros.

A medida prevê ainda a atribuição de um prémio no valor de 2.000 euros à concretização do projeto empresarial através da criação de empresa com a constituição de sociedade comercial, desde que esta ocorra após os primeiros seis meses de participação no programa e até seis meses após os 12 meses de duração máxima de participação no StartUP Voucher.

A primeira sessão de divulgação desta medida acontece já no próximo dia 22 de agosto, no Centro Cultural de Mirandela.



PARTILHAR:

Moncorvo promove vinhos do concelho através de festival em setembro

Detido o suspeito de homicídio em Mirandela