O município de Carrazeda de Ansiães está a construir 55 casas e vai reabilitar oito, num investimento de quase oito milhões de euros, com vista a colmatar carências na habitação social no concelho, adiantou, hoje, João Gonçalves.
“Estamos a construir 25 fogos para alojar um núcleo precário, composto por pessoas de etnia cigana que vivem num acampamento em condições indignas de habitabilidade. Estamos, por outro lado, a construir um prédio com 30 fogos para podermos proporcionar habitação acessível”, revelou o presidente da câmara.
Em declarações à Lusa, o autarca explicou que estas construções, que começaram no início do ano e que têm uma taxa de execução de 20%, são “necessidades que estão identificadas na estratégia local de habitação” e têm o financiamento do 1.º Direito - Programa de Apoio ao Acesso à Habitação.
O município vai ainda requalificar oito habitações na aldeia de Foz-Tua. São antigas casas dos ferroviários, que foram construídas pela Infraestruturas de Portugal e que estão concessionadas à câmara para habitação social.
De acordo com João Gonçalves, são habitações “com muitos anos” e que “estão a precisar de obras”, desde “a cobertura” à “melhoria da eficiência energética”.
A câmara municipal quer submeter uma candidatura ao Portugal 2030 para financiamento das obras, que deverão começar no início do próximo ano.
As casas estão habitadas e durante o período da empreitada, o município arranjará alojamento alternativo para as famílias, garantiu o autarca.
“Eu acho que com estas intervenções vamos colmatar muitas lacunas existentes”, rematou à Lusa João Gonçalves.
O município de Carrazeda de Ansiães, no distrito de Bragança, tem, este ano, o maior orçamento municipal de sempre, de 38 milhões de euros, sendo a estratégia local de habitação um dos investimentos “estruturantes”.
Os comentários são um serviço do Facebook. Ao abri-los, o Facebook recebe dados da sua visita.
Lusa