O provedor da Misericórdia de Moncorvo disse hoje que o Exército concluiu a descontaminação da cave e do piso zero da unidade de cuidados continuados e que os utentes 'negativos' para covid-19 regressam quarta-feira àquele espaço.

"Estamos num processo de limpeza dos dois espaços e amanhã [quarta-feira], pensamos, transportar os doentes não infetados, que estão internados numa unidade hospitalar de Vila Nova de Gaia, para a unidade de cuidados continuados", indicou à Lusa Fernando Gil

O responsável adiantou que há zonas da unidade de cuidados ontinuados de Torre de Moncorvo, no distrito de Bragança, "que estão limpas e os doentes que as vão ocupar também estou limpos, e assim não há problemas", vincou.

O provedor disse que, com esta operação levada a cabo pelo Exército, a unidade de cuidados continuados de Torre de Moncorvo ficou com "uma zona limpa, onde os profissionais podem trabalhar mais à vontade e com mais segurança".

"Uma pessoa ao entrar nas zonas descontaminadas fica com a sensação de que o ar está diferente. Mesmo os profissionais de saúde que se deslocam a estes espaços ficam com uma impressão de um espaço limpo", descreveu o provedor da Misericórdia de Moncorvo, entidade que tem a seu cargo a gestão da unidade de cuidados continuados.

Segundo Fernando Gil, os 12 infetados pelo novo coronavírus que estão, atualmente, na unidade de cuidados continuados apresentam-se sem sintomas e aguardam que se façam novos nos testes.

O provedor disse ainda, à Lusa, que os 12 utentes positivos para o coronavírus estão a ser acompanhados por um médico e enfermeiros voluntários, provenientes da Unidade Local de Saúde (ULS) Nordeste a que se juntam equipas de saúde (médico e enfermeiro) da própria unidade de cuidados continuados, em que trabalham dois profissionais por turno, no mínimo.

A Equipa de voluntários da ULS Nordeste que acompanha os utentes da unidade de cuidados continuados de Moncorvo é composta, por um médico, três enfermeiros e duas auxiliares.

Pertencentes à unidade de cuidados continuados local, estão ao serviço quatro enfermeiros apoiados por seis a oito auxiliares.

O município de Torre de Moncorvo, decidiu na quinta-feira alargar o prolongamento do plano municipal de emergência de proteção civil até ao dia 01 de maio, mantendo-se as proibições anteriormente impostas.

"Mantém-se o entendimento de que os contactos entre pessoas, que constituem forte veículo de contágio e de propagação do vírus, bem como as suas deslocações, devem manter-se ao nível mínimo indispensável, sendo de realçar para as finalidades pretendidas a especial necessidade de confinamento que impende sobre os cidadãos", indicava à data, uma nota pública no sítio oficial do município na Internet, assinada pelo presidente, Nuno Gonçalves.



PARTILHAR:

Idosos recuperados regressam de forma faseada ao lar de Vila Real

“Está tudo a pedir” morango de São Pedro Velho em Mirandela