Foi «uma grande asneira» a aventura dos três montanhistas que se perderam, domingo, no Parque Nacional Peneda-Gerês, segundo o director-adjunto do Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB), Paulo Cabral.

«Trata-se de um trajecto muito difícil, porque é no alto da montanha e nunca para ser feito com as condições climatéricas que estavam ontem [domingo]. Foi uma grande asneira», disse o responsável regional do ICNB à Agência Lusa.

Os dois homens e uma mulher, com idades entre os 29 e os 41 anos, perderam-se ao tentarem fazer o percurso Pitões das Júnias/Portela do Homem dentro do Parque Peneda-Gerês. A localização só foi possível porque os montanhistas se encontravam munidos de um aparelho GPS - através do qual deram as coordenadas da sua localização. Mas as buscas foram suspensas cerca das 02:00 devido à queda de neve. O resgate foi possível, esta manhã, com recurso a um helicóptero devido aos difíceis acessos.

De acordo com o responsável, os três montanhistas - residentes na área do Porto - estavam habituados a fazer caminhadas na serra munidos de material de emergência e salvamento, nomeadamente sacos de cama, tenda e GPS.

De acordo com o 2º Comandante do Centro Distrital de Operações de Socorro de Vila Real, Almor Salvador, as três pessoas passaram a noite numa tenda que tinham consigo e encontram-se fisicamente «bem».



PARTILHAR:

Caretos de Podence é um dos rituais que integram a candidatura

Obras no quartel dos bombeiros