O bancário Torcato Moura é o cabeça de lista pelo Chega nas autárquicas deste ano à Câmara de Mondim de Basto, distrito de Vila Real, para lutar contra o despovoamento, o abandono dos idosos e atrair investimento.

Com 53 anos, o candidato é bancário há 31 anos, foi militante do CDS-PP, presidente da concelhia e candidato por este partido e cabeça de lista à Assembleia Municipal de Mondim de Basto em 2017.

“Hoje, encontro-me politicamente alinhado com o partido Chega, porque me revejo nos seus valores de justiça, coragem, ação e defesa dos interesses das populações esquecidas pelo poder central e local. Não me movo por ideologias, mas por causas e a causa de Mondim de Basto é, para mim, pessoal e inadiável”, afirmou, numa carta dirigida à população do concelho e hoje divulgada pelo Chega.

O candidato disse que este é um município de “gente trabalhadora, honesta e resiliente, mas cada vez mais esquecida”.

“A desertificação cresce, os jovens partem por falta de oportunidades, os nossos idosos sentem-se abandonados e a indústria e o investimento continuam ausentes, como se não houvesse vontade política de inverter esta realidade”, realçou o cabeça de lista às eleições autárquicas de 12 de outubro.

Considerou ainda que “o apoio social é insuficiente, os incentivos à natalidade são praticamente inexistentes e falta uma visão de futuro capaz de devolver esperança às famílias mondinenses”.

“Sinto, como muitos de vós, a frustração perante a passividade do atual executivo camarário, que parece resignado ao declínio do concelho. Não podemos continuar à espera que os problemas se resolvam sozinhos. É tempo de agir”, frisou.

Torcato Moura afirmou ainda que quer lutar ao lado da população do concelho “com verdade, transparência e determinação”.

O presidente da Câmara de Mondim de Basto, Bruno Ferreira, recandidata-se a um segundo mandato pelo PSD e o vereador na oposição Paulo Mota é o cabeça de lista pelo PS.

Em 2021, o PSD conquistou a câmara de Mondim de Basto com 2.331 votos (48,93%), o PS ficou em segundo lugar com 2.006 votos (42,11%), o CDS-PP obteve 281 votos (5,90%) e a CDU (coligação PCP/PEV) 40 (0,84%). O executivo municipal é composto por três eleitos pelo PSD e dois pelo PS.



PARTILHAR:

Sónia Macedo encabeça lista da CDU à Câmara de Vila Pouca de Aguiar

Festival Circ’Bô regressa a aldeia de Alfândega da Fé em agosto