A segunda edição do Festival Circ’Bô, no concelho de Alfândega da Fé, vai decorrer entre 01 e 03 de agosto, com dois dias para uma experiência imersiva como uma das novidades, disse a organização à Lusa.

O festival que tem como palco a aldeia de Vilares da Vilariça, no distrito de Bragança, que é dedicado às artes circenses e que conta com a curadoria do Instituto Nacional de Artes do Circo, vai este ano explorar outras áreas.

Do cartaz que já foi revelado, constam nomes como Afonso Rodrigues, META, Lavoisier, coletivo Carrinhos de Choque e Bárbara Eugénia.

O pré-festival, a 30 e 31 de julho, “dois dias de acesso limitado”, destina-se a quem procura “uma experiência mais íntima, com oficinas, caminhadas, práticas de bem-estar e momentos de conexão com a aldeia”, descreveu a organização numa nota escrita enviada à imprensa.

“Há boas novidades. A primeira é que o festival vai ter maior diversidade. Vai aprofundar um conjunto de áreas que já tivemos no ano passado, mas que não tiveram tanta força. Para além das performances artísticas de circo contemporâneo, que é a base do festival”, explicou à Lusa Filipe Jeremias, da Associação iLocal – Inteligência Local, responsável pelo festival.

Este ano, há oito áreas em destaque: Bô’Performances, Bô’Pensar, Bô’Som, Bô’Rituais, Bô’Comer, Bô’Kids, Bô’Ser e Bô’Arte.

A expressão “bô” é típica da região, sendo uma “exclamação usada em Trás-os-Montes que exprime admiração, incredulidade, desconfiança ou reprovação”, explica-se na página da Internet da Infopédia.

“A aldeia fica condicionada ao acesso automóvel nesses cinco dias. Os bilhetes diários dão acesso entre as 08:00 e até às 03:00. Teremos circo contemporâneo, com artistas nacionais e internacionais, e pelo menos dois concertos por dia”, explicou ainda Filipe Jeremias.

Vão estar presentes artistas emergentes, de diversas áreas, como música, pintura, escultura, DJs e diversas performances.

 Os transmontanos têm um desconto na compra dos ingressos, com passes diários a 20 euros.

“Acreditamos que os preços são muito acessíveis e que consegue dar resposta a toda a programação”, considerou Filipe Jeremias.

A programação completa será brevemente revelada.




PARTILHAR:

Torcato Moura é o candidato pelo Chega à Câmara de Mondim de Basto

Estreia de Sonho de André Pires nas 24 Horas de Barcelona