Walk With a Doc e prevenção da Saúde Oral são dois novos projetos que as Termas de Vimioso vão implementar com a abertura da nova época termal, que inicia a 1 de maio.

Com apenas 10 anos de existência as termas de Vimioso, única estância termal ativa no distrito de Bragança, querem apostar na promoção para a Saúde e, por essa razão, já em maio, a para da abertura da nova época termal com fins curativos, vão avançar com dois novos projetos.

Walk With a Doc (caminhe com o médico), liderado por Raquel Diz, médica que presta serviços naquela unidade termal, que consiste em organizar grupos pequenos e convidá-los a fazer um passeio informado. O profissional de Saúde, na abordagem inicial, lança o tema, que vai sendo conversado e debatido ao longo da caminhada. O passeio sugerido vai desde o edifício das Termas de Vimioso até à sua nascente, uma distância de 1,7 Km, que pode ser feita por uma estrada praticamente sem movimento automóvel, com uma envolvente natural deslumbrante.

“Mais vale pouco do que nada, o que nós estamos a propor é uma caminhada de 30 a 40 minutos”, comenta a médica, explicando que uma pessoa só é considerada ativa se fizer, como mínimo, 7500 passos diários. “Há muitas pessoas que não têm nenhuma prática de exercício físico e isso, obviamente, condiciona a sua saúde”, explica. “O exercício regular, ainda que moderado, faz bem à saúde em geral, e tem efeitos diretos no peso, no sono, no humor e até na saúde mental”, acrescenta.

Precisamente porque as termas são um espaço de Saúde e Bem-Estar, a médica considera que faz “todo o sentido” incutir nas pessoas hábitos saudáveis. E depois da caminhada e da conversa com a profissional de Saúde, a iniciativa integra um momento de relaxamento, que pode ser com alongamentos ou, simplesmente, com meditação.

Walk With a Doc é uma iniciativa aberta a todos, termalistas ou não, e a participação é gratuita.

Por outro lado, as termas vão também apostar na promoção da Saúde Oral e preparam-se para participar num estudo que quer aferir cientificamente os efeitos dos tratamentos termais na boca. O projeto é desenvolvido por Susana Morgado que recentemente desenvolveu um estudo nas Termas de Amarante, com o tema “Termalismo da Saúde Oral”, cujos resultados estão ainda em fase de tratamento estatístico. Mas, genericamente, a médica dentista refere que se notou “uma melhoria clara”, nomeadamente, no grau da dor, nas inflamações e no sangramento, nas pessoas que durante 12 dias fizeram o tratamento com águas termais.

Nas Termas de Vimioso, em concreto, a investigadora quer saber mais em detalhe os efeitos dos tratamentos, que consistem em gargarejos e duches orais, a nível microbiológico, no perfil das citocinas no pró- inflamatório, e nas afeções da mucosa oral, entre outros parâmetros.

“É na boca que tudo começa”, refere a especialista, referindo-se não apenas ao que consumimos e ingerimos, mas sobretudo à falta de cuidados orais, à falta de hábitos até de higiene, que causam diversas patologias e são responsáveis pelos níveis de edentulismo que, em Portugal, atingem 80% da população idosa.

As águas termais e particularmente as águas sulfurosas têm comprovadamente efeitos curativos nas inflamações, e Susana Morgado está confiante que elas podem evitar muitas doenças com origem na boca, nomeadamente, prevenir doenças mais graves como o cancro da cavidade oral, que continua a ter uma taxa de mortalidade bastante elevada.

Estas duas novas iniciativas foram apresentadas publicamente no âmbito de um seminário, “Turismo Termal – Desafios”, promovido pelo município de Vimioso, no âmbito de uma candidatura ao Programa Operacional Assistência Técnica (POAT), que visa promover projetos e investimentos realizados com os apoios dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI) – Portugal 2020.


Termas de Vimioso recebem 2 mil termalistas por ano e têm capacidade para duplicar atendimento

As Termas de Vimioso, que se preparam para trabalhar a área da promoção para a Saúde, com os dois projetos referidos, trabalham desde a sua génese em duas áreas distintas e complementares: Saúde e Bem Estar.

Na área da Saúde as termas estão homologadas para, com orientação da equipa médica, realizar tratamentos a nível das vias respiratórias e também para tratar problemas de reumatismos e doenças musculoesqueléticas.

São diversos os tratamentos aqui aplicados, que duram sempre, como mínimo, 12 dias. “Estamos a tratar, em média, 12 pessoas de manhã e 12 pessoas à tarde, o nosso limite será 24 pessoas por cada período de tratamento”, refere Francisco Bruçó.

Na área de Bem Estar, as termas dispõem de uma grande diversidade de massagens, com ou sem água termal, e em breve vão acrescentar à oferta as massagens com pedras quentes. Existe igualmente capacidade para atender mais pessoas.

Depois existe a piscina, usada nas componentes referidas, que funciona também como espaço lúdico onde qualquer pessoa pode ir relaxar. “Uma hora na piscina custa 4,5€”, acrescenta, revelando que o baixo preço é um grande chamariz para pessoas que visitam o território com o único intuito de relaxar.

“Esta piscina é uma banheira de hidromassagens gigante. Tem água termal aquecida, e depois tem um sistema com cinco sequenciadores de massagens de costas, dois geysers, um pescoço de cisne e uma cascata”, enumera.

A piscina e a toda a componente de Saúde e Bem Estar funcionam todo o ano, a vertente de tratamentos curativos tem uma época específica, que vai de 1 de maio a 30 de novembro.




PARTILHAR:

Chaves perde em casa com o Braga por 2 a 1

APA dá mais 10 dias para a consulta pública do projeto da mina do Barroso