A Câmara de Miranda do Douro (PS) anunciou hoje uma redução da dívida em mais de 1,7 milhões de euros, apresentando um resultado liquido positivo superior a 1,2 milhões de euros no ano de 2012.

\"Este é o resultado de uma séria política de contenção que implicou a diminuição dos custos e perdas e o aumento total dos proveitos e ganhos\", disse o autarca de Miranda do Douro, Artur Nunes.

O autarca refere ainda que houve uma boa gestão dos fundos públicos e foram retiradas \"as gorduras\" das contas da autarquia havendo assim um \" maior controlo financeiro\".

\"Houve uma maior eficiência no controlo das contas públicas, o que nos permite chegar ao ano de 2013 com trabalho feito, mesmo em tempos de crise e austeridade que o país atravessa\", sublinhou.

Esta redução acontece numa altura em que o município sofreu significativos cortes nas transferências do Estado, que ascendem a quase três milhões de euros em três anos, relativamente às verbas do Fundo de Equilíbrio Financeiro concedidas até 2009

\"Foi graças a provas dadas de consolidação que foi aprovado o Programa de Apoio à Economia Local e o Saneamento Financeiro, duas ajudas imprescindíveis para conseguir alcançar o equilíbrio financeiro\", acrescentou o autarca.

Segundo os responsáveis pela gestão da autarquia de Miranda do Douro, foi conseguido o objetivo de pagar a todos os fornecedores com dívida até 31 de dezembro de 2012, salientado que \"não há memória na história da Câmara de alguma vez os pagamentos fornecedores estarem tão regularizados\".

\"Quando se argumenta que as autarquias são responsáveis pelo divida e pela despesa, nós poderemos ser um exemplo a seguir dada a redução da dívida conseguida\", frisou.

Artur Nunes recorda que encontrou a Câmara de Miranda do Douro, em 2009, ano em que chegou ao poder, numa situação \"absolutamente ruinosa\".

\"A dívida declarada da Câmara de Miranda do Douro rondava 10 milhões de euros mas «escondidos» estavam mais três milhões de euros, isto é, a dívida real era bem próxima dos 13 milhões de euros, dados confirmados pelo Revisor Oficial de Contas\", concluiu o autarca socialista.

Depois da consolidação das contas, pensa-se agora em lançar \"alguns investimentos\" no concelho raiano de Miranda do Douro.



PARTILHAR:

Já a partir de 15 de maio

Opta por relvado sintético