A Junta de Pereiros, em Carrazeda de Ansiães, enviou um abaixo-assinado ao Metro de Mirandela e à REFER, queixando-se do serviço de transportes na linha do Tua. Segundo o presidente da Junta, Filipe Claro, a carruagem que sai de Mirandela às 18.15 horas só faz o percurso até Abreiro, Mirandela, o que impossibilita o transporte de passageiros a jusante daquele local.

\"As pessoas sentem-se lesadas porque deslocam-se a Mirandela e depois não têm transporte para regressar\", explica o autarca, justificando o protesto lavrado num abaixo-assinado subscrito por uma centena de pessoas das aldeias de Pereiros e Codeçais. Para além da Junta de Freguesia dos Pereiros, também as congéneres de Pinhal do Norte e Pombal, igualmente no concelho de Carrazeda, ponderam reclamar do serviço do Metro de Mirandela.

O administrador-delegado do Metro, Milheiro de Oliveira, explica que a carruagem das 18.15 horas serve apenas o concelho de Mirandela e, como tal, apenas chega a Abreiro. No entanto, admite que, \"caso se justificasse, não haveria qualquer problema em alargar o trajecto até à Brunheda\". O problema é que a REFER desclassificou a estação da Brunheda para apeadeiro, deixando de ter condições para efectuar manobras de inversão de marcha. E, sendo assim, não há possibilidade daquela carruagem de fim de tarde transportar os passageiros para as freguesias de Carrazeda de Ansiães e depois regressar à base. Milheiro adianta que, a partir de meados deste mês, poderá haver alguns reajustes nos serviços prestados pelo Metro, pois espera-se que a REFER e o Instituto dos Transportes Ferroviários venham a entender--se em relação à velocidade de circulação na Linha do Tua, nomeadamente nos troços escarpados que oferecem maiores perigos.

Desde que a circulação foi reposta entre Mirandela e a Estação de Foz-Tua, em Janeiro, a viagem demora mais meia hora. De hora e meia passou para duas horas, precisamente por causa da obrigatoriedade de circular em \"marcha à vista\" nos locais mais escarpados, o que equivale a dizer que a velocidade não pode ultrapassar os 30 quilómetros por hora.



PARTILHAR:

Clima de «suspeição»

Matou vizinho e barricou-se