Os Bombeiros Voluntários de Vila Pouca de Aguiar queixaram-se publicamente pelo facto de desconhecerem o plano de emergência da auto-estrada 7 (A7), que liga aquele município ao litoral, a partir da localidade de Lixa do Alvão.

Segundo o presidente da Direcção dos bombeiros, Eduardo Quinteiro, \"desde Dezembro do ano passado - quando abriu ao tráfego este troço - que se tenta saber como actuar em caso de acidente grave, quais são as entradas e saídas possíveis, para além das normais utilizadas por todos os automobilistas\". \"Nunca nos deram qualquer plano, mapa ou indicação sobre aquela estrada\", denuncia.

Na eventualidade de um grande acidente naquela via, na zona de jurisdição dos bombeiros de Vila Pouca e de Ribeira de Pena, \"não são conhecidas as formas de evacuação rápida dos acidentados\", garante aquele responsável.

A corporação de bombeiros já comunicou a situação ao governador civil de Vila Real, António Martinho, e os seus responsáveis contam que, com a conclusão das obras na A24, na mesma área, tenham finalmente conhecimento dos respectivos planos de emergência.

\"Por sorte, os acidentes mais complicados, com necessidade de desencarceramento de vítimas, por exemplo, têm surgido sempre próximo das saídas\", explica Eduardo Quinteiro

Contactado pelo JN, o governador civil desdramatizou a questão, garantindo que \"o plano de emergência distrital está devidamente aprovado, e tem funcionado muito bem\". \"Só que ainda nos termos da lei de bases de Protecção Civil anterior\", admite. António Martinho lembra, no entanto, que \"a nova lei só foi publicada em 3 de Julho\". \"Entretanto, a prioridade tem sido o combate aos incêndios florestais. Logo que termine o período de fogos o plano distrital será actualizado, assim como os municipais e os sectoriais e outros, também com a colaboração de bombeiros da região\", afirma.

\"Nessa altura serão incluídas nos planos as auto-estradas A7 e A24 que até agora não constavam, porque os respectivos troços ainda não estavam construídos\", remata o governador civil.



PARTILHAR:

Há ainda prejuízos por apurar

Madrugada de terça-feira