O município de Sabrosa anunciou hoje que vai transformar a antiga escola primária de Vilarinho de São Romão, na estrada municipal (EM) 323, num espaço de apoio aos visitantes neste território do Douro.

A intervenção representa um investimento de cerca de 350 mil euros, cofinanciado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional no valor de 218 mil euros.

Segundo explicou a autarquia do distrito de Vila Real, em comunicado, a antiga escola primária vai ser transformada numa estrutura de apoio aos visitantes, um projeto que se insere na estratégia de dinamização turística do concelho e onde poderão ficar a conhecer um pouco do território caracterizado pelas vinhas, vales e rios.

O município quer que o novo equipamento ajude a “estimular a economia local” e elencou ainda o “potencial” que representa a requalificação da EM 323, que está em fase de conclusão, onde está a ser criada uma rede de miradouros.

Esta é uma via turística, muito utilizada por quem se desloca entre a Vila de Sabrosa, a aldeia vinhateira de Provesende, várias quintas e o Pinhão (Alijó), junto ao rio Douro.

Com data de conclusão prevista para o final de 2021, o novo espaço estará preparado para acolher grupos organizados de visitantes, tendo capacidade de acolher 28 pessoas.

O edifício escolar terá uma área de receção e acolhimento e ainda serviços de apoio e divulgação turística.

A intervenção, segundo a autarquia, irá salvaguardar o “caráter histórico e arquitetónico” do imóvel, demolindo os espaços correspondentes a ampliações posteriores à data da sua construção e procedendo a uma ampliação “estritamente necessária, mantendo a simetria”.

Neste mês de junho, o município abriu também um posto de informação turística na EM323, reaproveitando a antiga “Casa do Cantoneiro”.

Neste posto, é possível obter informação sobre o território, ofertas turísticas, mostras de vinhos e comprar vários dos produtos endógenos. O espaço está aberto sete dias por semana.

“Este é um investimento estratégico no desenvolvimento turístico do território, que potencia a atratividade de quem o visita, com consequências diretas no incremento no fluxo de turistas e das receitas turísticas geradas”, referiu o presidente da câmara, Domingos Carvas.

A requalificação da EM323 foi divida em fases que contemplaram intervenção a nível dos taludes, a colocação de 'raids' de proteção, construção de miradouros e a repavimentação do piso, num investimento total de 1,7 milhões de euros.

Foto: António Pereira



PARTILHAR:

UGT quer para os trabalhadores a mesma atenção que o Estado dá às empresas

Mundial de Rallycross volta a Montalegre a 10 e 11 de outubro