O Rali Município de Mesão Frio regressa à estrada já no próximo fim de semana, nos dias 15 e 16 de agosto, acatando todas as medidas de contingência e de segurança a que um evento desta envergadura está obrigado, particularmente perante o atual contexto pandémico. A apresentação da 9.ª edição da competição organizada pelo Município de Mesão Frio e pelo Clube Automóvel da Régua, decorreu no dia 7 de agosto, junto ao recentemente inaugurado baloiço de São Silvestre, no miradouro com o mesmo nome.

Ao final da tarde da passada sexta-feira, o comunicador desportivo, Joaquim Amândio Santos apresentou o evento na presença de uma plateia restrita à organização, tendo dirigido uma entrevista descontraída entre o presidente da Câmara Municipal, Alberto Pereira e o presidente do Clube Automóvel da Régua, Manuel António Sousa.

Para as partes envolvidas, a edição de 2020 exige uma união de esforços extra, para que sejam cumpridas as diretrizes emanadas pela Direção-Geral da Saúde, estando a ser concertados todos os preparativos entre a autarquia e as forças vivas do concelho, para que tudo decorra dentro da normalidade desejada.

Nas novidades deste ano, está o facto de a 9.ª edição do rali cumprir escrupulosamente as normas de respeito ambiental, o que que lhe confere a possibilidade de conquistar a certificação de prova amiga do meio ambiente, com a obtenção do selo verde da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). Também o Parque de Assistência desta edição terá uma extensão superior à de anos transatos, ocupando a Rua Prof. António da Natividade e a Avenida Dr. Domingos Monteiro e haverá um reforço na higienização e no controlo de entradas e de permanência de membros credenciados.

O acesso ao parque estará vedado ao público e as equipas participantes poderão ter um máximo de 6 elementos, mais o piloto e o navegador. As verificações administrativas poderão ser feitas on-line ou no local, apenas no sábado, paralelamente às verificações técnicas, desde as 9h30 até às 16h30 do mesmo dia. A entrada no Parque Fechado está prevista ser entre as 17h45 e as 18h45.

Este ano, a Super Especial Noturna, que habitualmente era realizada no centro de Mesão Frio, deu lugar à Prova Especial 1. O arranque do Rali Município de Mesão Frio será dado pelas 21 horas de sábado, num percurso com 5,2 kms, desde o Lugar do Imaginário, com passagem pela casa dos cantoneiros e subida em direção a Vila Jusã, terminando junto à Avenida 25 de abril.

No domingo, último dia do rali, o pelotão percorrerá sete provas especiais, com tripla passagem por Barqueiros (6,85 kms) e Vila Marim/Cidadelhe (9,49 kms) e uma única passagem pelos 5,51 kms de Oliveira.

Em entrevista a Joaquim Amândio Santos, o presidente da Câmara Municipal, Alberto Pereira, aludiu para a importância deste evento anual, que se traduz em elevado retorno financeiro e de promoção de imagem para o concelho, que até ao momento não regista casos de covid-19.

A edição deste ano estabeleceu um novo número recorde de participantes, estando inscritas, até ao momento, 80 equipas de rali, que enfrentarão as exigentes classificativas da Porta do Douro, com final previsto para as 15 horas de domingo.



PARTILHAR:

Artista esculpe com motoserra rosto de Miguel Torga numa raiz de três toneladas

Vinhais ganha interface de transportes e requalificação urbana de 661 mil euros