A gestão da serra do Reboredo, em Torre de Moncorvo, vai passar no corrente mês para a alçada da Câmara Municipal. A pretensão tem já alguns anos e agora «finamente» a autarquia passa a gerir aquele importante «pulmão» do concelho.

A gestão da serra Reboredo será efectuada com base num protocolo que junta a Câmara Municipal de Torre de Moncorvo e Direcção-Geral dos Recursos Florestais. (DGRF).

Segundo Aires Ferreira, presidente do município local, há 25 anos que não são plantadas espécies florestais na mata do Reboredo, tendo a autarquia projectos de reflorestação para aquele local emblemático do concelho, com a assinatura do protocolo perderá haver candidaturas a fundos comunitários que permitam a reflorestação da mata.

Outra das novidades agora apresentadas é que as duas entidades poderão fazer o abate cultural das espécies existentes de forma a criar espaços tampão contra os eventuais incêndios florestais.

\"Ao longo de oito anos, no período compreendido entre 1991 a 1999, não houve qualquer tipo de abate de árvores, situação que implica prejuízos financeiros consideráveis e, ao mesmo tempo, aumenta o risco de incêndio devido à acumulação de matéria lanhosa ,\" diz Aires Ferreira.

Uma gestão diferente da serra do Reboredo é já uma reivindicação antiga devido à falta de investimento. No entanto, aquando do violento incêndio de 2003 que devastou uma grande mancha floresta na serra, a autarquia começou a reivindicar com outro fÎlego a gestão dos espaço, já que a mata do Reboredo é propriedade municipal.

Apesar de varias tentativas e mesmo com o aval do ministro da Agricultura e Florestas, nunca se chegou a realizar a pretensão, já que \"havia um certa oposição por parte da DGRF\". A serra do Reboredo tem cerca de 500 hectares com uma das maiores manchas da Europa de carvalho branco.



PARTILHAR:

Exploração termal da Terronha

Investigação de dois anos