A Savannah Resources PLC, empresa europeia de prospeção e desenvolvimento mineiro promotora do Projecto de lítio da Mina do Barroso, acaba de se tornar membro da Associação Internacional do Lítio (ILiA), a mais recente organização mundial da indústria do lítio.

A ILiA é uma associação sem fins lucrativos que foi criada para representar toda a cadeia de valor do lítio .A ILiA pretende ser a voz da indústria do lítio.

De acordo com Anand Sheth, Presidente Fundador da ILiA: "A criação de uma associação profissional do lítio de dimensão global prende-se com dois grandes motivos: não existia nenhuma e o lítio é a chave para a atual revolução energética à escala global, uma vez que o mundo transita em direção a emissões nulas de carbono, o que trará um crescimento sem precedentes para o mercado e atrairá as atenções dos media, reguladores governamentais, sociedade civil, consumidores finais e stakeholders. A Associação incluirá membros de toda a cadeia de abastecimento: desde a origem até aos consumidores finais.

A nossa visão é tornar-nos "a voz da indústria do lítio".”

 David Archer, CEO da Savannah, refere: "É com grande entusiasmo que nos juntamos à Associação Internacional do Lítio, que se tornará uma organização comercial vital para os muitos interessados nesta indústria global em franco crescimento. Como afirma Anand Sheth, dado o papel fundamental do lítio na transição energética global, é muito provável que a atenção que a indústria do lítio já está a receber dos governos, dos media e da sociedade civil aumente significativamente. Assim, a existência de uma associação comercial que dê voz à indústria será fundamental para fornecer informações precisas sobre o setor e passar uma mensagem una e consistente aos stakeholders externos sobre a forma como a indústria está a responder às exigências e desafios que lhe são colocados. A IliA terá também um papel importante em reunir os diversos membros desta indústria para ajudar a construir pontes dentro da cadeia de fornecimento de lítio, promovendo as melhores práticas em áreas como o ESG.

 "A Savannah está ansiosa por começar a trabalhar com a ILiA e todos os seus associados, com foco especial no desenvolvimento da cadeia de valor do lítio na Europa".

Num contexto de crescimento excecional do mercado do lítio, a Associação Internacional do Lítio, uma nova associação comercial global sem fins lucrativos para a indústria do lítio, foi criada para representar toda a cadeia de valor do lítio.

Os cinco membros fundadores da ILiA são a SQM, Ganfeng Lithium Co., Ltd, AMG Brazil S.A., Orocobre Ltd e Pilbara Minerals, que representam mais de metade da produção mundial de lítio. Como empresa de prospeção e desenvolvimento mineiro, a Savannah aderiu à ILiA enquanto membro associado.

Faz parte dos principais objetivos da ILiA:

  • Ser a voz da indústria do lítio: Ser a associação comercial global para a indústria do lítio, representando os interesses dos seus associados e enfrentando os principais desafios técnicos e comerciais de forma eficiente e eficaz
  • Promover os ESG & Sustentabilidade: Para apoiar os esforços da indústria para fornecer lítio de alta qualidade de forma sustentável e responsável e promover proativamente uma melhor compreensão das credenciais de ESG dos membros da ILiA
  • Ser uma autoridade mundial do lítio: sendo reconhecida como uma fonte de conhecimento e de confiança relativamente a todos os aspetos da indústria pelos reguladores, governos, indústria, sociedade civil, media e toda a população em geral
  • Esforçar-se para apoiar os interesses de todos os seus associados, através de:
    • Protegendo e fazendo crescer o mercado do lítio em todas as suas vertentes
    • Estimulando um ambiente regulamentar e legislativo adequado e concorrencial
    • Promovendo a reputação da indústria do lítio como um setor com uma profunda especialização no abastecimento estável, na gestão de produto, no fornecimento responsável e na sustentabilidade

A ILiA terá sede e secretariado em Londres, no Reino Unido, embora o seu primeiro Presidente, Anand Sheth, continue em Perth, na Austrália Ocidental. Londres foi a cidade escolhida para sediar a Associação Internacional do Lítio uma vez que o seu fuso horário faz a ponte entre as duas principais regiões produtoras, Austrália e América do Sul, além de acolher serviços profissionais de classe mundial e estar perto dos reguladores europeus.



PARTILHAR:

Zach Noir - o novo single do álbum que estreia até ao fim do ano

Pioneira central hidroelétrica recuperada e 7 mil peças inventariadas