A produção de vinho deverá subir cerca de 10%, em comparação com a campanha passada, para 6,7 milhões de hectolitros, mais 4% face à média das últimas cinco campanhas, segundo as estimativas do Instituto da Vinha e do Vinho.

"Estima-se que a produção de vinho na campanha 2019/2020 atinja um volume de 6,7 milhões de hectolitros, o que se traduz num aumento de 10% relativamente à campanha 2018/2019", um acréscimo que é sustentado "pela maioria das regiões vitivinícolas", excluindo as regiões do Tejo e de Lisboa.

"No geral, as uvas apresentam-se num bom estado fitossanitáriosem registo de doenças ou pragas que causassem prejuízos significativos, consequência das condições climatéricas favoráveis verificadas até esta data", explicou o Instituto da Vinha e do Vinho (IVV).

Em Trás-os-Montes a previsão aponta para um acréscimo na produção de 20%, sendo que, ao nível fitossanitário, não se verificaram doenças ou pragas que causassem prejuízos significativos", e o aumento "previsível é significativo devido à baixa produção do ano anterior".

Na região Douro e Porto prevê-se uma subida da produção de vinho de 30%.



PARTILHAR:

Transporte gratuito vai ligar as cidades transfronteiriças de Chaves e Verín

Bombeiros e GNR procuram idosa de 80 anos desaparecida de lar