O VI Encontro da Rede Mundial das Cidades Magalhânicas, que decorreu em Lisboa entre os dias 19 a 21 de Janeiro, constituiu, aos mais diversos níveis, uma importante jornada de afirmação e reforço da posição de Sabrosa e da região nesta rede universal de conhecimento e de cultura. Durante o mesmo evento, a Rede Mundial das Cidades de Magalhães, atribuiu, ao Presidente da Câmara de Sabrosa, Dr. José Marques, o IV Prémio Internacional “Magalhães”.

Este prémio distingue as pessoas e entidades que se destacam pelo seu trabalho, capacidade, dinamismo em prole da própria da Rede, mas também na criação e consolidação de intercâmbios científicos, tecnológicos e ambientais entre as cidades, como recentemente aconteceu com a criação e I Encontro da Rede Mundial das Universidades de Magalhães.

O reconhecimento público pelo seu trabalho já tinha sido manifestado durante a abertura oficial do VI Encontro, pelo Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Dr. Fernando Medina. Depois de saudar e agradecer o ”magnifico trabalho desenvolvido em prole da Rede e da preparação das comemorações do V Centenário da Viagem de Fernão Magalhães”, o autarca de Lisboa elegeu Sabrosa como um bom exemplo como a nível local se pode contribuir ativa e eficazmente para objetivos comuns, comprovada na multiplicação de eventos nacionais e internacionais levados a cabo. Também o Governo, através do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Dr. Santos Silva, revelou o seu contentamento pela aceitação do convite por parte do Dr. José Marques para presidir à Estrutura de Missão das Comemorações dos 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães.

O “Prémio Magalhães” representou para o Presidente da Câmara, para além de uma alegria pessoal, uma grande honra, e também um fator de orgulho para o Concelho de Sabrosa e para a sua visibilidade internacional. “É um importante estímulo e sinal para o futuro não só para Sabrosa como também para a região. Assume também um reconhecimento e a afirmação de um território no contexto nacional e internacional e uma prova de que a nível local se podem alavancar estratégias à escala global“.
O Dr. José Marques acredita que os dividendos de todo este processo e estratégias definidas pelo Município terão retorno através de uma dinâmica interna e continuidade do trabalho feito. “Não tenho a menor dúvida que o nosso concelho e a região numa escala elevada irão colher frutos de toda esta visibilidade universal trazida pela Rede Mundial das Cidades de Magalhães”.

O Presidente da Câmara de Sabrosa assegurou que Sabrosa ira ter um lugar destacado no contexto das comemorações, em todos os projetos futuros e em todas as dinâmicas de cooperação entre as cidades da própria rede. “Temos as portas abertas e estamos na linha da frente, mas Sabrosa terá de continuar na liderança e na implementação de uma interação forte no seio desta Rede”.

O Dr. José Marques fez parte da comitiva participante no VI Encontro da Rede Mundial das Cidades Magalhânicas que foi recebida no dia 19 de Janeiro, no Palácio de Belém pelo senhor Presidente da Republica, Prof. Marcelo Rebelo de Sousa e também pela Presidente da Comissão Nacional da UNESCO, a Embaixadora Ana Martinho, Secretária-geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

As comemorações dos 500 anos da primeira viagem de circum-navegação iniciam-se em 2019 e culminarão em 2022. Em paralelo, Sabrosa em conjunto com Lisboa e outros parceiros da Rede, preparam a candidatura da Rota de Magalhães à inscrição na lista de Património Imaterial da Unesco.



PARTILHAR:

Tribunal julga suspeito de abusos sexuais a três filhas adotivas

Prisão preventiva para militar da GNR suspeito de corrupção e lenocínio