A neve e o gelo que caíram em Trás-os-Montes no início da semana passada derrubaram milhares de pinheiros bravos em matas da freguesia de Salto, Montalegre. A pequena localidade de Taboadela foi uma das mais atingidas, embora, segundo o presidente do conselho directivo dos baldios desta aldeia, Manuel Rodrigues, seja impossível calcular ao certo o número de árvores caídas. No entanto, este responsável não tem dúvidas que os prejuízos ascendem aos milhares de contos.

\"Agora, os pinheiros ainda valiam pouco, porque nem estavam bons para lenha, nem para madeira, mas posso assegurar que daqui a uns dez ou 15 anos podiam valer entre os 50 e os 60 mil contos\", garantiu Manuel Rodrigues.

\"Foi uma calamidade! Já falei com pessoas da freguesia de noventa e tal anos e nem elas se lembram de uma coisa assim. Conforme iam caindo (os pinheiros), davam cada estalo que pareciam tiros de pistola \", explica, por seu lado, Amândio Rodrigues, habitante da mesma localidade.

Ao caírem, às árvores acabaram também por obstruir os caminhos que uma brigada de sapadores florestais tem vindo a rasgar naquela floresta para prevenir fogos florestais. Agora terão de perder semanas para os limpar novamente. \"Em vez de um prejuízo foram dois\", lamentou Amândio Rodrigues.



PARTILHAR:

Eleição da distrital a 21 de Março

Festival com Sabor Mirandês