Há dois dias que a linha ferroviária do Douro está cortada entre as estações do Tua e do Pocinho, no distrito de Bragança, devido à queda de várias pedras de grandes dimensões. Uma situação que ocorreu na sexta-feira de manhã em consequência do mau tempo na região e que por pouco atingia um comboio.

Os serviços da Refer estão a realizar trabalhos de remoção das pedras e de limpeza, mas a linha só deverá ficar totalmente operacional nos próximos dias. De acordo com José Santos Lopes, da Refer, as chuvas originaram o deslizamento de terras, o que terá provocado a derrocada de toneladas de pedras em cima da linha, obstruindo a circulação. De acordo com testemunhas, o primeiro comboio da manhã conseguiu evitar o embate porque o maquinista avistou a tempo as enormes pedras na via férrea.

O percurso da linha do Douro, entre as estações do Tua e do Pocinho, está a ser assegurado por autocarros ao serviço da Refer. São 30 quilómetros e cerca de 45 minutos de viagem de comboio que já registou vários acidentes graves. Os últimos três ocorreram em Abril, Junho e Agosto de 2008. Uma mulher de 47 anos morreu e outras 25 pessoas ficaram feridas, vítimas do descarrilamento da carruagem no acidente de 22 de Agosto.

O inquérito apontou como causas defeitos grosseiros na via férrea e anomalias na automotora. Aquela linha já teve morte anunciada várias vezes mas resiste graças ao interesse turístico da viagem pelas margens do Douro. A linha do Tua transporta cerca de 115 passageiros por dia, alguns residentes na região transmontana.



PARTILHAR:

Festival «GEADA» encerra hoje

«Bamos derritir l carambelo»