A EDP assinou esta segunda-feira dois contratos de construção, estimados num total de 307 milhões de euros, sendo que o primeiro se refere ao aproveitamento hidroeléctrico do Baixo Sabor (257 milhões) e o segundo a um novo reforço de potência no Alqueva (50 milhões), com o consórcio formado pela Zagope-Construções e Engenharia ,SA e a Sociedade de Construções Soares da Costa, SA .

De acordo com a empresa, o aproveitamento hidroeléctrico do Baixo Sabor duplicará a capacidade de armazenamento portuguesa de água no Douro e deverá começar a produzir energia para a rede em Setembro de 2013. Será constituído por dois escalões, estando o de montante situado a cerca de 12,6 km da confluência do Rio Sabor com o Douro, e o de jusante a pouco mais de 3 quilómetros da foz.

Já o reforço de potência de Alqueva duplicará a existente na central e deverá começar a produzir energia para a rede em Dezembro de 2011.

A construção deste reforço decorre da assinatura de contrato, em Outubro de 2007, entre a EDIA e o Grupo EDP, e em que esta empresa passou a ser subconcessionária do domínio público hídrico.

Quatro novos empreendimentos traduzem-se em 860 MW

O novo empreendimento será constituído por uma central escavada a céu aberto, um circuito de adução subterrâneo com cerca de 375 m, o circuito de restituição e diversos edifícios conexos.

A central será equipada com dois grupos reversíveis, com uma potência nominal de 260 MW, cujo fornecimento é objecto de contrato específico, actualmente em fase de concurso público, e que deverá ser adjudicado no próximo mês de Julho.

«Os quatro empreendimentos agora em construção (Picote, Bemposta, Baixo Sabor e Alqueva) representam já um acréscimo de 860 MW, ou seja, um aumento de 17 % da capacidade hídrica instalada, com um investimento global estimado em 773 milhões de euros», recorda a EDP em comunicado.

Estes investimentos inserem-se no âmbito do plano de investimentos do Grupo EDP em energias renováveis, no domínio hídrico, aumentando a sua presença e explorando o potencial existente.

As acções da EDP seguem a desvalorizar 0,90% para os 3,30 euros.



PARTILHAR:

Faltou a clínica de hemodiálise

Dia dedicado à energia