O Instituto Piaget de Mirandela esteve 12 anos a funcionar irregularmente, dado que o terreno onde está instalado o campus universitário nunca chegou a ser doado àquela instituição, tal como prometido pelo Executivo municipal da altura.

Agora terminou este longo processo, com a Câmara Municipal e a Direcção do Piaget a formalizarem a escritura de cedência em que aquela instituição de Ensino Superior cooperativo fica com o direito de superfície, durante 50 anos, sobre os terrenos em que já estão a funcionar, desde há alguns anos, todos os serviços do instituto.

Esta situação remonta a 1995, quando o Executivo municipal, liderado por José Gama, autorizou a construção dos edifícios do Piaget num terreno que era propriedade da Quimigal e que esta empresa se comprometera a ceder ao instituto. No entanto, o mesmo terreno, englobado numa área mais vasta, acabou por ser vendido a um empresário de Mirandela, que pretendia lotear toda a zona.Só que, Oliveira Cruz, presidente do Instituto Piaget, avançou com as obras acreditando na palavra dada, sem nunca imaginar que o terreno não fosse cedido pela Quimigal nas condições previamente acordadas verbalmente. As obras foram concluídas e todos os serviços do Piaget passaram a funcionar nos edifícios construídos naquele terreno.

Para regularizar a situação, o presidente da Câmara de Mirandela, José Silvano, explica que \"o Executivo trocou a área que o empresário era obrigado a ceder à autarquia, no referido loteamento, pela área ocupada pelo Instituto Piaget, e que agora acabamos por ceder àquela instituição esta instituição do Ensino Superior. O director do Piaget de Mirandela confessa estar \"aliviado\" com a regularização desta situação.

O Piaget tem actualmente cerca de 300 alunos nas 10 licenciaturas.



PARTILHAR:

Casino de Valdanta

Museu em São Paulo