Freixo de Espada à Cinta vai albergar, no próximo mês de Março, uma exposição inédita em Portugal. Trata-se de uma mostra de 1500 penicos de diversos tamanhos e feitios, que atravessaram várias épocas, desde o início do cristianismo até ao passado recente.

Esta exposição já percorreu as principais cidades espanholas, onde foi bem aceite pelos visitantes. Os penicos podem em breve ser apreciados pelos portugueses, em Freixo de Espada à Cinta.
Esta iniciativa está incluída no programa cultural desenvolvido pela Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta (CMFEC), durante o primeiro trimestre de 2004.
A abertura do programa foi marcada por uma exposição de cartoons de António, composta por 62 quadros, que está patente no Auditório Municipal de Freixo de Espada à Cinta, sendo patrocinada pelo Museu de Imprensa.
A agenda cultural da vila inclui ainda várias exposições, teatro levado ao palco por companhias profissionais, concertos de música clássica e cinema. Aliás, a sétima arte é retomada na vila nordestina, após 30 anos de interregno, ficando a promessa de exibição de filmes actuais destinados a diversas idades.
Guerra Junqueiro, poeta nascido em Freixo de Espada à Cinta, também não foi esquecido, já que está prevista a primeira exposição dedicada às "emblemáticas" barbas do autor dos Simples, que reúne uma centena de trabalhos de caricaturistas, como Almada Negreiros, Rafael Bordalo Pinheiro e João Abel Manta. São mais caricaturas que retratos, mas sempre com as barbas e com o chapéu redondo de Guerra Junqueiro como pano de fundo.
O humor estará igualmente representado em palco através de um espectáculo com o actor Pedro Tochas.
O presidente da Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta (CMFEC), Edgar Gata, disse ao Jornal NORDESTE que este programa cultural só é possível "graças às condições físicas no novo Auditório, que proporciona aos cidadãos um convívio mais próximo com a cultura".



PARTILHAR:

As Irmandades da Fala e o conceito de lusofonia

DREN passa a bola à escola