Patrícia Carvalho, de 37 anos, assumiu funções de comandante dos Bombeiros Voluntários de Vimioso, substituindo no cargo Luís Videira, que apresentou um pedido de demissão em fevereiro, disse hoje à Lusa o comandante sub-regional das Terras de Trás-os-Montes.
Segundo João Noel Afonso, Patrícia Carvalho tinha o posto anterior de oficial bombeiro e ocupou, igualmente, o cargo de adjunto de comando durante sete anos neste corpo de bombeiros do distrito de Bragança.
A nova comandante da corporação assumiu funções na sexta-feira, depois de ter estado meio ano como comandante interina, após o pedido de demissão, em 23 de fevereiro, do anterior comandante.
Na altura, João Noel Afonso avançava que na origem da demissão poderiam estar alegadas divergências entre a estrutura de comando, então da responsabilidade de Luís Videira, e a direção desta corporação.
Luís Videira tomou posse como comandante dos Voluntários de Vimioso em 17 de julho de 2025, após a demissão da anterior estrutura de comando, que ocorreu no início de novembro de 2024.
Esta corporação de bombeiros tem no seu quadro ativo cerca de 60 operacionais e 30 veículos, que asseguram o socorro à população, combate a incêndios urbanos e florestais ou o transporte de doentes para várias unidades hospitalares das regiões Norte e Centro.
Este corpo de bombeiros tem ainda duas equipas de Intervenção Permanente (EIP), composta por 10 operacionais.
Lusa